Park Hoon-jung dirigindo  Jung-jae Lee durante a gravação de ‘New World’

Imagem: http://www.thelondontree.com/

O Governo Metropolitano de Seul anunciou planos de criar um centro de filmes, que fará da cidade o equivalente ao “Film Forum” de Nova Iorque, até 2018. Provisoriamente chamado “Cinematheque”, o centro será construído em um terreno atualmente usado como estacionamento público em Chungmuro, um bairro de Seul conhecido como berço da indústria cinematográfica do país.

Vamos investir cerca de 20 bilhões de won (US $18 milhões) para o projeto. Estamos trabalhando duro para conseguir que o Cinematheque fique pronto, o mais tardar no ínicio de 2018. Ele irá acomodar teatros, um centro de arquivo, um museu cinematográfico, e outros lugares que o público ache interessante” disse o Prefeito de Seul, Park Won-soon em uma conferência de imprensa na última quarta-feira.

Embora a indústria do cinema da Coreia como um todo vive um bom momento, cineastas independentes estão sendo deixados de fora, em meio ao apoio e investimentos insuficientes, explicaram as autoridades de Seul. O centro de filmes “Cinematheque” é parte dos esforços da cidade para a construção de infra-estrutura mais robusta para a indústria cinematográfica.

Além da construção do centro de filmes, a cidade também prometeu estabelecer o “Fundo para filmes” visando apoiar os cineastas independentes e construir ambos, os sets de filmagem interiores e exteriores. O prefeito ressaltou que um dos objetivos é transformar Seul em um local de filmagem atraente para produções de cinema estrangeiro.

Como evidenciado na escolha de Seul na filmagem do blockbuster “Os Vingadores”, nós continuaremos a apoiar estas iniciativas e fazer de Seul o melhor lugar para locações de filmes” disse o prefeito. “Os Vingadores: A Era de Ultron”, um sequencia do filme de super-heróis da Marvel, que chegará aos cinemas da Coreia do Sul em 23 de abril, oito dias antes da sua estreia norte-americana, teve algumas de suas cenas gravadas em Seul em abril do ano passado. A cidade provavelmente receberá outro blockbuster: “Star Trek 3”, previsto para estrear em 2016. Ainda não foi revelado o dia em que ocorrerão as filmagens na cidade.

Cineastas coreanos que participaram da conferência de imprensa que anunciou o lançamento do projeto do centro de filmes saudaram o plano. “Eu passei décadas tentando construir o Cinematheque. Na verdade, eu ficava frustado quando as coisas não iam a lugar algum. Agora, eu posso ver a luz no fim do túnel“, disse Park Chan-Wook, renomado diretor de cinema que ganhou o Grand Prix no Festival de Cannes em 2014. “Eu estava entre a última geração que fez filmes em Chungmuro. Vendo o bairro transformando-se em um terreno fértil para os próximos cineastas, eu sinto que o nosso legado está sendo passado para as próximas gerações” complementou ele.

Seul desempenha um papel importante na indústria do cinema coreano. É responsável por 62% das receitas e 21% das salas na Coréia, de acordo com a Agência de Conteúdo Criativo da Coréia.

Fonte: Korea Herald

avatar
About Leslie Bernicker

Editora Chefe Boletim Informativo. Estudante de jornalismo, apaixonada pela Coreia do Sul, passa horas assistindo a doramas e está sempre a procura de novas bandas no cenário musical coreano.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: