Bongseonhwa

Uma técnica de tingimento das unhas tem sido utilizada na Coreia há muitos anos. Quando nem mesmo o esmalte e as novas tecnologias de pintura existiam ainda. Conheça “Bongseonhwa”.

Bongseonhwa é o nome dado a uma planta comumente cultivada na Ásia. Conhecida também como Beijo-De-Frade, ela começa a florescer no verão e compõe a paisagem natural até o outono. As pétalas de sua flor podem variar entre as cores vermelho, laranja, rosa e branco. Quando madura, a flor se rompe, espalhando suas sementes por toda parte. Já sua folhagem é serrilhada e cheia de pelos.

Na Coreia, ainda na antiguidade, tanto as flores quanto as folhas desta planta eram utilizadas como fonte de tinta. Seja para tingir roupas, pigmentar cosméticos ou as unhas. Portanto era comum ver mulheres com as unhas alaranjadas. A pigmentação era extraída da planta e então colocada na unha. Depois a unha era envolvida com a folha e amarrada. Após uma noite inteira, ou sob exposição por longas horas, a folha é retirada e então a unha ganha cor. Essa técnica tradicional é conhecida como Bongseonhwa.

Diz-se que, entre os seus simbolismos, ela espantava os maus espíritos devido a cor avermelhada. O uso das flores também era muito prestigiado, já que seus benefícios naturais eram muitos. Há ainda, a crença popular, de que se a cor alaranjada do tingimento das unhas permanecer até o cair da primeira neve, a pessoa encontrará seu verdadeiro amor.

PREPARANDO A TINTURA

Apenas dois ingredientes são necessários para aplicar a técnica Bongseonhwa: a planta e sal. Primeiro ela deve ser amassada até chegar a uma textura pastosa. Em seguida, o sal é adicionado a mistura, dando a ela brilho e fornecendo propriedades que vão fazer a cor permanecer por mais tempo na unha.

Fonte: Culture Content e Korea Clickers.

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Cientista Social pela Universidade de Brasília, Repórter Honorária pelo Centro Cultural Coreano do Brasil e Co-Fundadora do Maūm Ūmsik. Em constante estudo pela compreensão das coreanidades.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: