Fonte: Chosun

Park Sae Eun com o prêmio Benoi de la Danse

A Bailarina Sul-coreana Park Sae Eun do Paris Opera Ballet ganhou o prêmio de melhor dançarina feminina no Benois de la Danse no Teatro Bolshoi em Moscou.

O premio Benois de La Danse é um dos mais prestigiados prêmios de balé do mundo. Fundado pela Associação Internacional de Dança em Moscou em 1991, para homenagear o renomado coreógrafo francês Jean-Georges Noverre.

Park é a quarta bailarina coreana a ganhar o prêmio. A primeira foi Kang Sue Jin em 1999, seguida por, Kim Joo Won em 2006 e Kim Ki Min em 2016. Ela competiu contra outras cinco  bailarinas das mundialmente famosas escolas de balé.

Parl Sae Eun é formada pela Universidade Nacional de Artes da Coreia. Ingressou no Paris Opera Ballet em 2011 e em 2016 se tornou primeira dançarina.  O Paris Opera Ballet é a mais antiga companhia de balé do mundo. Fundada em 1669, teve muitos dançarinos laureados no Benois de la Danse. Os membros estrangeiros representam apenas 5% dos vencedores.

A bailarina faz parte de um pequeno grupo de dançarinos asiáticos do Paris Opera Ballet. Ela foi reconhecida por seu papel principal em “Diamonds”, que faz parte da trilogia “Jewels” do coreógrafo George Balanchine.

 Ela se tornou a segunda coreana depois de Kim Yong Geol a ganhar  adesão em tempo integral ao corpo de balé em  2012. Park recebeu muita atenção por sua promoção excepcionalmente rápida no corpo. Ela conseguiu a posição de solista em apenas dois anos. Foi promovida ao posto atual de “premier danseur (primeira bailarina)”, o segundo nível mais alto do balé de Paris.

Antes de ingressar no balé parisiense, Park venceu três das quatro mais prestigiadas competições de balé do mundo. Conquistou o ouro no Concurso Internacional de Balé Varna na Bulgária, prata no Concurso Internacional de Balé dos EUA de 2006  e o primeiro prêmio no Prix de Lausanne em 2007.

Fontes: Chosun, Balletando .

avatar
About Lia Carvalho Kesselring

Editora de conteúdo (Brasília) – Futura Internacionalista, mineira germânica candanga. Gosta de 4Minute (K-pop) à Mozart, de Personnal Taste (k-drama) à Game of Thrones, e de Bulogi (churrasco coreano) à Queijo com Doce de Leite.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: