Se você é fã de dramas, com certeza já se deparou com uma cena em que algum protagonista fura o dedo do seu par romântico para aliviar um mal estar. Em nossa curiosidade crescente decidimos pesquisar os motivos por trás dessa ação diferente e se esse é um hábito comum aos coreanos.
Na verdade muito pouco se sabe sobre quando e onde surgiu, mas graças à cultura preciosa de ensinamento familiar, o hábito de furar o dedo sobreviveu aos avanços médicos e aos remédios modernos, sendo sempre passado de pais para filhos. É visto por muitos como um tipo de acupuntura usado para curar indigestões fortes como aquelas adquiridas na ingestão rápida dos alimentos, quando a comida fica presa na garganta ou pesada no estômago.
Amarra-se um elástico no dedão para cortar a circulação do sangue e com uma agulha esterilizada com álcool (lavar com água e sabão não funciona e pode infeccionar) fura-se na parte superior do polegar a direita da unha. Alguns dizem que quanto mais gotinhas de sangue sair, mais rápido a dor irá embora. Os mais velhos acreditam que este sangue é contaminado e quando é retirado o corpo se purifica trazendo a cura.
Apesar de grande parte dos coreanos afirmar que essa técnica funciona, cada vez mais os jovens estão a trocando pelo uso de remédios farmacêuticos.
FONTES: Ask a korean (inglês) Soompi (inglês)