Imagem: jajan.tistory.com

Imagem: jajan.tistory.com

As flores de cerejeira (벚꽃) já estão aparecendo em quase toda a Coreia e esse período é o ideal para passeios românticos ou participar dos diversos festivais de primavera marcados para abril. Esses eventos atraem públicos variados, principalmente o que acontece no pequeno vilarejo de Jinhae (진해), ao sul do país, famoso por seu túnel de cerejeiras, por onde mais de 2 milhões de turistas costumam passear nessa época do ano. E desde a ilha de Jeju até Seul, há ainda várias opções para os apaixonados pelo show das pétalas brancas.

Jinhae Gunhangje Festival: 1º a 10 de abril
Já está acontecendo em Jinhae o maior festival de flores de cerejeira da Coreia, que arrasta milhões de visitantes todo ano, interessados em apreciar os túneis de árvores. O evento conta ainda com uma parada militar, show de fogos multimídia, e uma comemoração ao Admirável Yi Sun-Shin, antigo comandante naval coreano conhecido por suas vitórias contra a Marinha do Japão durante a Guerra Imjin da dinastia Joseon.

Esse vilarejo de Jinhae fica ao sul da Coreia, próximo. Para chegar lá saindo de Seul, os melhores meios de transporte são carro ou ônibus intermunicipal. Nessa época do ano, no entanto, a Korail, empresa que administra os trens coreanos, disponibiliza trens extras do KTX até Dongdaegu. Depois, basta fazer a transferência para o Saemaul (linha mais lenta) até Jinhae, que conta com quatro horários fixos durante o dia (7h15, 12h30, 16h02 e 20h02). Há, no entanto, trens regulares partindo de Masan ou Changwon para os interessados.

Trem em Jinhae durante o festival de primavera da cidade

Trem em Jinhae durante o festival de primavera da cidade

Hwagae Cherry Blossoms Festival: 3 a 5 de abril
Outra cidadezinha também ao sul da Coreia, chamada de Hwagae, é famosa nessa época do ano por seu tapete de pétalas brancas que parecem neve. Seu principal festival acontece na rua chamada 10ri Cherry Blossom Road, conhecida como “casamenteira”. Acredita-se que os casais que passearem de mãos dadas por ela se casarão e viverão juntos para sempre. O sufixo “ri” que acompanha o numeral dez é uma unidade de medida coreana que equivale a cerca de 4,5km, o tamanho da extensão do local.

Essa rua conta com cerca de 200 pessegueiros, além das 1,2 mil cerejeiras, plantadas pelos moradores da cidade em 1931. Desde então, o lugar vem recebendo milhares de visitantes na primavera. Há ainda uma série de programas preparados para essa estação, assim como é possível experimentar a tradicional culinária da região, como은어회 (euneo-hoe, peixe doce cru fatiado) e 참게탕 (chamgetang, sopa de caranguejo real ou de pedra).

O acesso à cidade pode ser feito por ônibus intermunicipais do terminal de Nambu em Seul até Hadong (하동). Há opções saindo às 6h30, 8h, 9h30, 11h30, 13h30, 15h30, 17h30, 19h30 e 22h.

Imagem: visitkorea.net

Imagem: visitkorea.net

Yeouido Spring Flower Festival: 3 a 8 de abril
Esse local, conhecido em Seul como o melhor da capital para apreciar as flores de cerejeira, assim como azaleias (진달래꽃), forsythia (개나리), entre outras, por sua fama, costuma ficar lotado nessa época. O parque conta com um número 1,4 mil e 1,6 mil árvores, o que garante uma vista incrível. Para quem está na cidade, é bem fácil chegar lá. A estação de metrô mais próxima é a National Assembly Station, na linha 9. É só usar as saídas 1 ou 6 e caminhar por cerca de cinco minutos. Outra solução é saltar na Yeouinaru Station, na linha 5, usar 1 e andar por mais ou menos 20 minutos.

Imagem: Pinterest.com

Imagem: Pinterest.com

Gyeongpo Cherry Blossom Festival: 3 a 10 de abril
Imagina um caminho de 4,3 km formado por cerejeiras que circundam o lago Gyeongpo, na costa leste coreana. O pavilhão de Gyeongpodae, palco de diversas atividades culturais, costuma ainda funcionar com um centro para exibição de flores e outros eventos paralelos. É nessa cidade que também se localiza uma das praias mais bonitas do país com uma faixa de areia clara ocupando mais de 4km da orla.

Para chegar lá, ônibus intermunicipal é uma das melhores opções até o terminal expresso de Gangneung, a partir da rodoviária de Dong Seou. Na cidade, é possível pegar o ônibus 202, e saltar em Gyeongpodae.

Imagem: korea-fans.com

Imagem: korea-fans.com

Gyeongju Cherry Blossom Marathon: 4 de abril
É amanhã (04/04) que acontece a 24ª edição da maratona de Gyeongju, uma oportunidade de correr sobre um mar de pétalas de flores de cerejeira. A concentração é no Culture Expo Square, e é possível escolher entre percursos mais curtos: de 5km ou 10km, além de distâncias de meia maratona (21km) e uma maratona completa (42km).
Para mais informações, pelo site do evento.

Seokchon Lake Cherry Blossom Festival: 4 a 6 de abril
Nesse lago artificial, há dois caminhos de flores a disposição do visitante. E, próximo ao local, é possível aproveitar para parar em uma cafeteria e padaria chamada The Hosoo Bakery and Cafe e tomar um cafezinho enquanto aprecia o cair das pétalas das cerejeiras. De transporte público, a melhor opção para chegar lá é saltar na estação Jamsil do metrô na linha 2 e pegar a a saída de número 3.

Cheongpunghoban Cherry Blossom Festival: 10 a 12 de abril
A rua do lago Cheongpong, com 13km de extensão é o palco para mais um evento em que as flores de cerejeira podem ser apreciadas. Atividades como shows musicais, e com mágicos, além de paradas na rua também estão inclusos nesse festival. Também são oferecidos chás medicinais e comidas feitas com ervas nativas dessa região. Dá até para fazer bungie jump.

Para chegar lá, basta pegar um ônibus intermunicipal até o terminal de Jecheon. A partir da rodoviária de Dong Seoul, há saídas com intervalos entre 10 e 30 minutos, começando às 6h30 da manhã até as 21h.

Imagem: VisitKorea.or.kr

Imagem: VisitKorea.or.kr

Fonte: Travel Stained e Korea.Net

avatar
About Ariane Annunciação

Ariane Annunciação (Rio de Janeiro) – jornalista, estudante de História e tradutora freelancer, casada com um coreano, dorameira e apaixonada pela cultura oriental. Morou na Coreia por dez meses entre 2013 e 2014 e mantém um blog sobre sua experiência no país, o http://hangukcomacai.blogspot.com.br/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: