ônibus em Seul‏

Imagem: Alexandre Disaro

O transporte público em Seul é excelente. Muitas pessoas quando visitam a cidade acabam usando apenas o metrô. Poucos consideram o ônibus como opção para de deslocar pela cidade. É uma pena, pois além da facilidade é possível ver a cidade com o decorrer do deslocamento. Neste post desvendo como funciona a malha de ônibus em Seul. Ensinarei a identificar o tipo de ônibus, calcular a rota e ver em quanto tempo ele passará num determinado ponto.

No começo dos anos 2000 Seul passou por uma uma grande reforma no sistema de ônibus. Rotas foram simplificadas; quatro categorias de ônibus foram implementadas; a tarifa única fora trocada pela tarifa proporcional à distância percorrida; as tarifa de metrô e ônibus foram integradas; a tecnologia GPS foi instalada nos ônibus possibilitando que os passageiros acompanhassem o deslocamento através do celular, facilitando saber o horário exato em que passaria pelo ponto; e foram implementados vários corredores de ônibus para ganhar eficiência e rapidez.

Há quatro tipo de ônibus em Seul‏ rodando pelas ruas e vias, que são identificados por quatro cores diferentes:

Azul – percorrem as principais vias e cruzam grandes distâncias. A cor representa o skyline da cidade e o rio Han, ambos simbolizando segurança e liberdade;

Verde – percorrem distâncias menores e transportam os passageiros para pontos de transferências como estações de metrô e terminais de ônibus. A cor representa as montanhas que circundam a cidade;

Vermelho – são ônibus expressos que viajam dos subúrbios até Seul. A cor emana energia e velocidade;

Amarelo – são menores e operam num circuito fechado dentro de um distrito. A cor simboliza dinamismo e amizade;

Exite uma tarifa básica que cobre os primeiros 10km percorridos. Para cada 5km que excedam os 10km iniciais há a adição de KRW 100 à tarifa a ser debitada do cartão. Confira a tabela de preços no post completo.

Ok, você já aprendeu que existem quatro categorias e está até mais confiante em usá-los quando estiver em Seul. Recorda no começo do post quando mencionei que uma das grandes mudanças feitas foi a implementação do GPS nos veículos? Então, para dar mais um impulso e, definitivamente, fazer você se deslocar de ônibus ensino como achar o ônibus certo para chegar ao lugar desejado; mostro como calcular uma rota; como saber qual ônibus passa pelo ponto desejado; como saber qual o trajeto do ônibus; e qual o horário que ele passa num determinado ponto.

Seul também tem alguns ônibus especiais voltados ao turismo: o Namsan Sunhwan Shuttle Bus e o Seoul City Tour Bus. Conheça essas duas opções para facilitar seu deslocamento na cidade.

Acesse o post completo no Viver a Viagem, veja fotos e confira o na íntegra todas essas informações.
Siga minha página no Facebook e Instagram.

Até mais!

avatar
About Alexandre Disaro

Editor associado (São Paulo) - Internacionalista de formação e fotógrafo por opção. Gosta de viajar e conversar sobre; cozinhar para amigos; passar horas praticando caligrafia; aprender idiomas; escrever; estudar bandeiras e tomar chá. www.alexandredisaro.com (site como fotógrafo) www.disaro.co (site do blog de viagem)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.