medalhas paralimpiada

Fonte: http://www.korea.net

No dia 11 de dezembro, as medalhas para os Jogos Paralímpicos de Inverno de PyeongChang 2018 foram reveladas. E elas estão cheias de significados. Confira!

Em sua estrutura, as medalhas apresentam linhas horizontais que mais parecem ranhuras, ao contrário das medalhas usadas em outros jogos olímpicos que geralmente possuem linhas diagonais. Essas linhas representam “igualdade”, um dos principais valores dos Jogos Paralímpicos.

medalha

Fonte: www.pyeongchang2018.com

Além das linhas, as medalhas possuem desenhos em relevo, que simbolizam as montanhas, nuvens, árvores e o vento, elementos da natureza que compõem o cenário de Pyeongchang. Ainda na frente da medalha se encontra o emblema ‘Agitos’, que possui o significado de “eu mudo” em latim, um dos símbolos da Paraolimpíadas. Abaixo do emblema, está cravado ‘PyeongChang 2018’, em braile.

Fonte: www.pyeongchang2018.com

Na lateral da medalha, em sua borda, estão gravadas as letras do alfabeto Hangul: ㅍ, ㅇ, ㅊ, ㅇ, ㄷ, ㅇ, ㄱ, ㅍ, ㄹ, ㄹ, ㄹ, ㅁ, ㅍ, ㄱ, ㅇ, ㄱ, ㅇ, ㅇ, ㄹ, ㅍ e ㄹ que representam os sons da fonética de “Jogos Paraolímpicos de Inverno Pyeongchang 2018” em coreano.  Já em suas costas a medalha possui, à direita os símbolos do “Agito” e o emblema da cidade Pyeongchang e à sua esquerda os nomes dos esportes.

medalha 3

Fonte: www.pyeongchang2018.com

A fita que segura a medalha e que é posta no pescoço dos atletas condecorados é feita do mesmo tecido que são feitos o Hanbok. Esse tipo de tecido, chamado “Gapsa”e foi escolhido por ser de muito boa qualidade, leve e bem ventilado.

A caixa onde são guardadas as medalhas é feita de uma madeira bem resistente com curvas elegantes, inspiradas nos telhados das casas de Hanok.

Fonte: www.pyeongchang2018.com

O designer Lee Suk Woo, responsável por todo o projeto de modelagem das medalhas, disse que tentou alinhar o sentimento dos Jogos Paraolímpicos com a herança cultural coreana. Segundo o mesmo “Os padrões foram adicionados para que mesmo os competidores com deficiência visual possam tocar e sentir a beleza de Pyeongchang”.

Confira um vídeo explicativo:

Possuindo 92,5 mm de diâmetro e entre 4,4 e 9,42 de largura, a medalha dos Jogos Paralímpicos de Inverno 2018 sem dúvida é uma das mais bonitas de todos os jogos não acham?
Fonte: Korea, Pyeongchang2018

 

avatar
About Jessica

Editora Chefe (Belo Horizonte - MG) Jornalista por formação e comunicóloga por vocação. Tão apaixonada pela cultura coreana, que fala e escreve sobre ela o tempo todo. Trabalha a finco para quebrar os pré conceitos que se existe em relação a Coreia.

2 Responses to Divulgadas as medalhas dos Jogos Paralímpicos de Inverno 2018
  1. avatar

    São as medalhas mais lindas e originais que já vi, estarei torcendo para que muitos atletas coreanos consigam um exemplo dessa medalhada.


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: