brazilkorea Kongji e Patzzi

Imagem: www.kkoktuillust.com

Kongji e Patzzi (콩쥐 팥쥐) é uma antiga lenda coreana que surgiu durante o período da Dinastia Joseon. Ela conta a história de uma jovem perseverante que venceu os desafios da vida. A lenda foi adaptada para TV em forma de dramas (“My love Patzzi” e “All my love”) e filmes do mesmo nome.

brazilkorea kongji e patzzi 1

Era uma vez um casal que teve uma menina muito bonita chamada “Kongji” (콩쥐). Após ela completar 100 dias de nascida, sua mãe morre. Assim, a menina é criada pelo pai.

brazilkorea kongji e patzzi 3

Quando Kongji tinha 14 anos, seu pai se casou de novo com uma viúva que tinha uma filha chamada “Patzzi” (팥쥐). Após algum tempo, o pai da Kongji morre e ela é deixada ao cuidados da madrasta e da meia-irmã.  Contudo, elas não gostavam de Kongji, e por isso, a tratavam muito mal e a encarregavam de fazer todos os serviços da casa.

brazilkorea kongji e patzzi 5

Um dia, a madrasta de Kongji força-a a arar o campo com uma enxada de madeira. Pouco tempo depois que ela começa o serviço, a enxada quebra e ela começa a chorar com medo de apanhar de sua madrasta.

brazilkorea kongji e patzzi 7

Enquanto chorava, um touro apareceu para confortá-la e a ajudou a arar o campo.

brazilkorea kongji e patzzi 9

No dia seguinte, a madrasta de Kongji deu-lhe um pote com um buraco no fundo e pediu que ela o enchesse antes que Patzzi voltasse da cidade.  Kongji colocava água no pote, mas este nunca ficava cheio por causa do buraco.

brazilkorea kongji e patzzi 11

Vendo a menina nessa situação, apareceu um sapo para ajudá-la. Ele tampou o buraco e ela conseguiu encher o pote. Quando a madrasta viu que Kongji tinha conseguido encher o pote, ela ficou muito furiosa.

brazilkorea kongji e patzzi 13

Um dia, o rei anunciou que estava procurando por uma esposa e todos os habitantes da vila deveriam participar do baile que ele iria realizar.A madrasta estava esperançosa que sua filha Patzzi iria ser escolhida, mas estava com medo que Kongji pudesse estragar essa escolha. Assim, ela diz que Kongji só poderá ir ao baile quando todos os serviços pendentes forem realizados.

brazilkorea kongji e patzzi 18

Enquanto terminava um de seus serviços, uma fada apareceu para ajudá-la. Ela fez para Kongji um par de belos sapatos e um lindo Hanbok.

brazilkorea kongji e patzzi 19

Depois de pronta, ela começou a correr para chegar a tempo no baile.

brazilkorea kongji e patzzi 20

Porém, quando ela passava pela ponte, ela viu o rei e seus servos.

brazilkorea kongji e patzzi 21

Com medo, ela voltou correndo, porém um de seus sapatos havia ficado para trás.

brazilkorea kongji e patzzi 22

Ao passar pela ponte, o rei viu o sapato de Kongji e ficou imaginando a qual donzela pertenceria o belo sapato.

brazilkorea kongji e patzzi 23

O rei então ordenou que todas as donzelas provassem o sapato. Aquela a qual o sapato servisse, seria sua nova esposa. Assim todas as donzelas queriam testar o sapato, até Patzzi, porém em nenhuma delas os sapato cabia.

brazilkorea kongji e patzzi 25

Então quando o rei vê que ainda uma donzela (Kongji) ainda não tinha testado o sapato, ele pede que o teste. Quando Kongji o põe no pé, ele serve perfeitamente.

brazilkorea kongji e patzzi 26

O rei a pede em casamento e os dois vivem felizes.

A lenda de Kongji e Patzzi tem várias versões, por isso é possível encontrar elementos diferentes em cada versão. Em algumas, após se casar com o rei, Kongji é morta por sua meia-irmã Patzzi. Patzzi veste as roupas de Kongji e se passa por ela. O espirito inconformado de Kongji fica vagando pelo lago onde ela foi afogada. E quando um homem conversa com o espirito, todos descobrem a farsa de Patzzi. O rei vai buscar por Kongji no lago, mas ao invés de encontrar seu corpo, ele encontra uma flor de lotus e a beija. Essa flor se transforma em Kongji. Patzzi foi condenada à morte e os servos do rei fizeram molho de seu corpo e enviaram para sua mãe. Quando ela recebe o molho ela pensa que é presente de sua filha Patzzi e o come avidamente. Depois de descobrir que o molho era feito de sua filha, ela desmaiou e nunca mais acordou.

*Todas as imagens que não foram citadas fontes pertencem ao canal no youtube “에쓰오일한아랍

Fontes: Wikipédia에쓰오일한아랍

avatar
About Laryssa Miranda

Editora de Conteúdo (Brasília) - Estudante de Relações Internacionais (UnB). Apaixonada por línguas estrangeiras, doramas e variety shows. No futuro pretende escrever sobre relações bilaterais entre o Brasil e a Coreia do Sul.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.