kpop na arte carioca

Kpop na arte carioca

“O Kpop na arte carioca – Um fenômeno em expansão” é o tema do TCC de Daniela Alvim Selem. Licenciada em Dança pela Universidade Candido Mendes, no Rio de Janeiro em 2018.

A dança sempre esteve presente na vida de Daniela Selem. Porém, foi em 2010,  através do jogo Pump It que ela conheceu o Kpop e passou a aprofundar sua relação. O movimento cover foi a porta de entrada para que, posteriormente, ela decidisse investir de modo profissional na dança. Como resultado, produziu um estudo sobre o impacto do kpop no Rio de Janeiro, estado onde mora.

“Kpop na arte carioca – um Fenômeno em expansão” está estruturado em dois capítulos centrais. O primeiro, intitulado “Situando o tema”, explora três tópicos: o panorama sobre o Kpop, o boom alcançado através do Youtube e a vivência da autora com o gênero musical.

No capítulo seguinte, “A propagação de um estilo”, contextualiza o Kpop no cenário carioca. Traçando um histórico dos grupos covers, tendo como principal recorte espacial o Centro Coreográfico do Rio de Janeiro.

A observação participante da autora e as entrevistas contribuíram para a compreensão do processo de familiarização local com o Kpop enquanto um fenômeno constitutivo de uma identidade cultural, a luz da teoria de Stuart Hall. Bem como da constituição do estado do Rio de Janeiro como um ambiente cultural favorável às manifestações artísticas, como o kpop e o movimento cover.

Ainda para Daniela, a “videodança” é como um advento importante para a formação do cover. Além de ser uma engrenagem de propagação do Kpop e de reprodução de estilos de dança e conceitos diversos. Entretanto, observou nas entrevistas, que apesar do Kpop envolver muitos elementos da dança urbana, não levou em maioria, as pessoas a mergulharem em novos estilos de dança. Isso porque, seus entrevistados, já possuíam contato com a arte e com referências musicais asiáticas. Por outro lado, a língua coreana e o contato com outros elementos culturais,  foram apontados como reflexos do contato com o estilo musical coreano.

“Kpop na arte carioca – Um Fenômeno em expansão” está disponível para leitura e download AQUI.

Bons estudos!

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Socióloga e pesquisadora sobre cultura e tradição coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.