Ban Ki Moon

Imagem: http://events.stanford.edu

O coreano Ban Ki Moon (반기문) é o atual Secretário Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo uma extensa carreira política.

Nascido na Coreia do Sul em 1944, Ban Ki Moon se graduou em Relações Internacionais pela Universidade Nacional de Seul em 1970 e, posteriormente, em 1985 conseguiu seu diploma de Mestre em Administração Pública pela Universidade de Harvard. Em julho de 2008, Ban obteve o título honorário de doutorado da Universidade Nacional de Seul. Recebeu numerosas distinções, condecorações e medalhas no seu país e no estrangeiro. Em 1975, 1986 e 2006, recebeu a Ordem do Mérito, a máxima distinção da Coreia do Sul, pelos serviços prestados ao seu país.

Após sua graduação, Ban Ki Moon prestou exame para o serviço público coreano, conseguindo nota máxima no Korea’s foreign service exam  (exame coreano para ingressar na carreira diplomática) e começou seu trabalho no Ministério das Relações Exteriores. Sua carreira no serviço público foi extensa, tendo sido assessor principal do presidente em assuntos de política externa, vice-ministro do Planejamento de Políticas e diretor-geral de Assuntos Norte-americanos, entre outros. Ban atuou fortemente nas relações intercoreanas. Em 1992 foi vice-presidente da Comissão Conjunta Norte-Sul de Controle Nuclear, após a adoção da histórica Declaração Conjunta sobre a Desnuclearização da Península da Coreia. Já em setembro de 2005, na qualidade de ministro das Relações Exteriores, desempenhou um papel preponderante na conquista de um outro acordo histórico destinado a promover a paz e a estabilidade na Península da Coreia.

Durante o mesmo período, Ban Ki Mon iniciou também seu serviço junto às Nações Unidas, primeiramente na Divisão das Nações Unidas do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul, em 1975. Também desempenhado os cargos de Primeiro Secretário da Missão Permanente da Coreia do Sul junto à ONU em Nova York, diretor da Divisão das Nações Unidas no Ministério em Seul e embaixador em Viena. Em 1999, presidiu a Comissão Preparatória da Organização do Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares.

Ban Ki Moon foi eleito, em janeiro de 2007, como o oitavo Secretário Geral das Nações Unida e atua agora em seu segundo mandado no cargo, que termina em dezembro de 2016. Algumas de suas prioridades ao longo de seus mandatos foram:

  • Mudanças Climáticas – Uma de suas primeiras ações como Secretário Geral foi a Cúpula de 2007 sobre mudanças climáticas (2007 Climate Change Summit), seguido por extensos esforços diplomáticos que têm ajudado a colocar a questão na vanguarda da agenda global
  • Desarmamento – O Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBT) está em tramite, necessitando das ratificações para entrar em vigor.
  • Combate à crise financeira e à pobreza – Várias medidas foram tomadas para auxiliar diversos países a atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
  • Saúde global – H1N1, HIV e poliomielite são algumas das principais doenças à quais a ONU dedicou esforços durante o mandato de Ban Ki Moon.
  • Paz e segurança –  Uma Unidade de Suporte de Mediação foi criada para ajudar a prevenir, gerenciar e resolver tensões, conflitos e crises.
  • Mulheres – Foi criado, em 2010, a UN Woman, entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres.
  • Responsabilidade de proteção – Em 2009 foi adotado a primeira resolução sobre a Responsabilidade de Proteção, em que a comunidade internacional tenta reforçar seus esforços para proteger os povos do mundo contra genocídios, crimes de guerra, limpeza étnica e crimes contra a humanidade.
  • Reforma da ONU e responsabilidade – Introduziu novas medidas destinadas a tornar as Nações Unidas mais transparente, eficaz e eficiente.

Confira abaixo a participação de Ban Ki Moon no projeto HUMAN:

Fontes: Wikipedia, ONU, UNIC Rio,

avatar
About Rafaela Braga

Editora de Conteúdo (Minas Gerais) - Bibliotecária, apaixonada pelo Oriente (principalmente pela tríade Japão/Coreia/Taiwan), viciada em livros, música, doramas e anime. Tem participado ativamente de fóruns e fansubbers relacionados a cultura asiática.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: