BRAZILKOREA | O site mais completo sobre a Coreia do Sul

[Especial BrazilKorea] Koreatown na Inglaterra: New Malden

    New MaldenImagem: Eugenio Grosso –
    Independent

New Malden é um subúrbio discreto de Londres que abriga a maior população de coreanos da Europa.

Quem passa pelo centro de Londres, se depara com uma diversidade de atrações turísticas, que vão desde pubs, hotéis, restaurantes e lojas, incluindo coreanas, reservando inclusive um Centro Cultural Coreano que fica localizado próximo a Trafalgar Square. Mas há meia hora dali, está New Malden, a Koreatown inglesa.

O subúrbio que desde 1950 foi destino de muitos imigrantes coreanos, hoje abriga uma comunidade étnica de mais de 10 mil pessoas. O comércio local que se viu em crise no período, foi reavivado pelos recém chegados imigrantes, que abriram negócios dos mais variados tipos, de coiffeurs, mercados, restaurantes e  imobiliárias, que dividem seus letreiros entre o idioma coreano e britânico, até a sede da Embaixada da Coreia na Inglaterra e filial da Samsung.

Essas iniciativas foram importantes não só no que se refere ao desenvolvimento econômico de New Malden, mas também significou a materialização de uma rede de solidariedade entre a comunidade coreana, já que passava a ter uma rede de serviços gerida, demandada e consumida pelos próprios coreanos, que muitas vezes enfrentam barreiras dos mais variados tipos, o não domínio do idioma britânico  uma delas.  

Uma particularidade da comunidade coreana em New Malden é que além do recebimento de imigrantes sul coreanos, muitos refugiados norte coreanos tem se asilado na região. As motivações de imigração apesar de distintas, reservam semelhanças quando se trata do destino Inglaterra, um país ao qual o mercado de trabalho e o sistema educacional ganham destaque nas falas dos imigrantes coreanos que ali se fixaram.

O QUE VISITAR EM NEW MALDEN?

Como chegar a New Malden: Pegue o metrô para a New Malden Station ou desça na Motspur Park Station e caminhe por 15 minutos.

Fonte: BBC e Indenpendent

Sair da versão mobile