Tuhonori

Imagem: gmarketstory.tistory.com

Tuhonori (투호놀이) ou simplesmente Tuho, é um jogo tradicional do leste asiático que exige que os jogadores lancem varas de uma distância definida, normalmente em torno de 10 passos do alvo. “Tuhonori” é uma tradução literal dos dois caracteres chineses no nome (como “lança na panela”).

O jogo originado na China, durante o perído dos Reinos Combatentes (1116 DC) e provavelmente inventado pelos arqueiros e soldados como um passatempo durante os períodos de inatividade. O Tuhonori começou como um jogo de habilidade ou de apostas de bebida, porem tornou-se popular após ter sido descrito em um capítulo do livro chinês clássico dos Ritos, que tinha adquirido conotações morais confucianas. Inicialmente esse jogo tornou-se comum entre as famílias ricas da época, e com o passar dos anos para outras classes mantendo-se popular na China até o final da Dinastia Qing. Durante este tempo ele também se espalhou para a Coréia e Japão. Hoje em dia, sua popularidade se destaca na Coréia.

No século XV, a dinastia Joseon reviveu o jogo na corte, promulgando-o como uma criação do confucionismo. O Tuhonori foi defendido de críticas pelo rei Jungjong em 1518, que reafirmou a sua respeitabilidade e suas conotações de Confúcio. A popularidade permitiu que o jogo se espalhasse através da comunidade acadêmica, embora os estudiosos Sarim do período Joseon tenham o banido como algo inútil.

Anos após o Tuhonori ser banido das comunidades acadêmicas, o jogo passou a ser o favorito do erudita Yi Hwang, que recomendou a seus alunos como uma forma de desenvolver a saúde física e mental. O jogo foi destaque (juntamente com Yi Hwang) na nota de ₩1000 (1983-2002), mas foi deixado de fora da versão atual da nota emitida a partir de 22 de janeiro de 2007. Também foi recomendado por Jeong Yak-yong, em sua Mongmin Simseo (“Advertências sobre governar o Povo”).

O Tuhonori é uma diversão tradicional no Ano Novo Coreano e o Chuseok. As versões modernas são frequentemente jogadas com um vaso simples e flechas com ponta de borracha. As flechas utilizadas são, geralmente, entre 50 e 60 cm de comprimento, e são jogados no vaso com cerca de dez passos de distância. O Tuho também foi um jogo de apostas de bebida popular. Para cada jogada errada, o perdedor – bulseung (불승 / 不承, sem sucesso, na tradução literal) tem que tomar uma bebida. Para evitar as apostas sobre o resultado, os perdedores poderiam optar por cantar uma canção como uma penalidade em seu lugar. Os jogadores vencedores são chamados de hyeon (현, sábio).

Fonte: Wikipédia

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About Miller

Editor de Conteúdo Junior (São Paulo) – estudante, estuda alemão, apaixonado pela Coréia (comida, cultura, música, entretenimento, turismo, infraestrutura), acompanha sempre notícias coreanas sobre economia, projetos, eventos, música e política.

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