BRAZILKOREA | O site mais completo sobre a Coreia do Sul

Beisebol: o esporte queridinho da Coreia do Sul

O beisebol foi trazido à Coreia por um missionário americano e desde então, tornou-se famoso especialmente entre estudantes adolescentes. Ainda hoje alguns torneios escolares são promovidos. Apesar de antigo, foi oficialmente introduzido no país após a criação da The Korea Baseball Organization (KBO), em dezembro de 1981.

A Coreia do Sul conta hoje com 9 times profissionais e, diferente dos times americanos, os nomes deles são baseados em seus patrocinadores, e não o nome das cidades em que jogam. As duas maiores empresas coreanas Samsung e LG tem seus times, Samsung Lions e LG Twins, respectivamente. Porém o time que carrega o maior número de títulos é patrocinado pela KIA Motors, o KIA Tigers.

Já é sabido que os coreanos são nacionalistas, o que ajuda em sua cultura de torcida. O beisebol já chegou a levar mais de 7 milhões de coreanos para os jogos. Eles possuem um jeito único e amistoso de torcer, que vai desde sacudir pedaços de jornais repicados, a “vestir” um saco plástico com ar da cor do time, na cabeça.

Outra característica dos jogos de beisebol coreanos é a cultura do ‘first pitch’ ou no coreano 야구 시구 (Yagu Shigu) que geralmente é feito por celebridades Hallyu. Girls Generation, Yubin (Wonder Girls), Krystal (Fx), Fei (Miss A), e as atrizes Clara e Park Shin Hye, são algumas das celebridades que participaram da cerimônia de ‘primeiro arremesso’ de jogos coreanos. A cantora e atriz Krystal, do F(x), foi uma das que conseguiu encantar com seu arremesso: vídeo.

Essa fica como uma boa dica de entretenimento na Coreia do Sul, vale a pena dar uma passadinha para curtir um dos jogos, e se deixar contagiar pela alegria coreana.

Para mais informações sobre beisebol na Coreia do Sul acesse a Korea Baseball Organization Homepage 

Fontes: Korea Baseball (em coreano) e  Baseball in Korea(em inglês)

Sair da versão mobile