Zodiaco Oriental

Imagem: english.visitkorea.or.kr

2017 é o “Ano do Galo”, segundo o zodíaco oriental. O galo é o décimo no grupo de doze deidades guardianas animais, conhecidos como o Sibijisin, que literalmente significa “Doze (sibi) Deuses da Terra (jisin)”.

O calendário tradicional coreano é derivado do calendário chinês, e com ele veio também a astrologia chinesa e o Zodíaco chinês, comumente chamado de Zodíaco oriental, cujo representantes são os Sibijisin. Segundo uma antiga lenda chinesa:

Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos animais. Apenas doze animais compareceram e ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada: o Rato ou Camundongo; o Boi ou Búfalo; o Tigre; o Coelho; o Dragão; a Serpente ou Cobra; o Cavalo; a Cabra, Bode ou Carneiro/Ovelha; o Galo ou Galinha; o Macaco; o Cão; o Porco ou Javali.
Ao final da festa, os animais fizeram um juramento solene perante aos budas, de que um deles estará sempre, por um dia e por uma noite, pelo mundo, pregando e convertendo, enquanto os outros onze ficam praticando o bem em silêncio. Assim, graças ao trabalho constante dos animais, os budas garantem uma certa ordem no universo.

Utilização do Zodíaco na cultura coreana


Nos tempos antigos, os coreanos se referiam aos doze animais para indicar direção e para medir as horas do dia. Por exemplo, as horas entre 05:00 e 07:00 foram chamados de “Myosi” (Tempo do Coelho), e as horas entre 13:00 e 15:00 foram “Misi” (Tempo das Ovelhas). O dia inteiro foi dividido em doze diferentes “tempos”, cada um representado por um dos doze animais.

Animal Hora Mês Direção
Ja Rato 23:00-01:00 Novembro Norte
Chuk Boi 01:00-03:00 Dezembro Norte Nordeste
In Tigre 03:00-05:00 Janeiro Leste Nordeste
Myo Coelho 05:00-07:00 Fevereiro Leste
Jin Dragão 07:00-09:00 Março Leste Sudeste
Sa Cobra 09:00-11:00 Abril Sul Sudeste
O Cavalo 11:00-13:00 Maio Sul
Mi Ovelha 13:00-15:00 Junho Sul Sudoeste
Sin Macaco 15:00-17:00 Julho Oeste Sudoeste
Yu Galo 17:00-19:00 Agosto Oeste
Sul Cachorro 19:00-21:00 Setembro Oeste Noroeste
Hae Porco 21:00-23:00 Outubro Norte Noroeste

Estes doze guardiões foram pensados ​​para bloquear as coisas ruins durante os seus tempos designados. Como os animais têm sido reverenciados como guardiões contra espíritos malignos, suas estátuas foram construídas em torno de muitos túmulos reais e locais.

No Zodíaco oriental, cada ano é marcado por uma jisin e como existem doze jisins, o ciclo se repete a cada 12 anos. Tradicionalmente, acredita-se que as pessoas possuem a personalidade do animal que marca seu ano de nascimento. Portanto, o ano e o tempo de nascimento eram, e são até hoje, usados ​​para determinar a personalidade e o destino da pessoa e, até mesmo, para verificar a compatibilidade entre casais.

 

Fonte: KTO, Wikipedia ¹

avatar
About Rafaela Braga

Editora de Conteúdo (Minas Gerais) - Bibliotecária, apaixonada pelo Oriente (principalmente pela tríade Japão/Coreia/Taiwan), viciada em livros, música, doramas e anime. Tem participado ativamente de fóruns e fansubbers relacionados a cultura asiática.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.