Imagem Winter sonata: reprodução

Imagem Winter sonata: reprodução

Winter Sonata (2002), de Yoon Seok Ho, corresponde ao segundo drama da série Endless Love. O Kdrama foi exibido pela emissora KBS2 durante o inverno sul-coreano. Winter Sonata é considerado o drama que inseriu a hallyu no Japão.   

Winter Sonata narra a história de amor de Kang Jung Sang e Jung Yoo Jin. Kang Jung Sang se muda para Chuncheon em busca do pai biológico. Na escola, ele se apaixona pela doce e inocente Yoo Jin.

Oh Che Lin, amiga de Yoo Jin, também se apaixona por Jung Sang. Enquanto Kim Sang Hyuk, amigo de Yoo Jin, espera mais que amizade de sua até então, amiga. Esses são os coadjuvantes que influirão diretamente na história de amor do casal principal.

Na véspera de Natal, Jung Sang vai ao encontro de sua amada e sofre um acidente de carro, causando sua morte. Após dez anos, Yoo Jin e Sang Hyuk comemoram o noivado. Che Lin retorna de Paris e aparece com um novo namorado, Lee Min Hyung. Entretanto, este é muito parecido com Jung Sang.

Após a aparição de Min Hyung, Yoo Jin se sente confusa e volta a viver os sentimentos do primeiro amor. Será que Kang Jung Sang e Lee Min Hyung são a mesma pessoa? A partir de então, o drama se desenvolve até o desfecho do mistério; o final da trama se revela triste ao mesmo tempo surpreendente.

Winter Sonata popularizou a onda coreana no Japão. O drama conquistou principalmente as mulheres de meia-idade japonesas. Isso se deve ao sentimento de nostalgia que o Kdrama trouxe. E também, pelo ator Bae Yong Jun (Kang Jung Sang/Lee Min Hyung). O destaque se deve não somente por sua aparência e personalidade, mas por sua atuação digna em Winter Sonata.

Kang Jung Sang representa o estereótipo de homem ideal. Isto é, um homem bonito, leal, cavalheiro e apaixonado por sua amada. Todas essas características compõem o imaginário dessas mulheres, no que se refere ao parceiro ideal.

O drama de Yoon Seok Ho trouxe o aumento do turismo na Coreia do Sul. Winter Sonata foi gravado numa ilha no Rio Han, (Nami Island). O local foi preparado exclusivamente para receber turistas. É possível conhecer os sets de filmagens e até uma estátua do casal principal foi esculpida no local.

Após o sucesso de Winter Sonata, outros Kdramas conquistaram êxito no Japão. O drama abriu espaço para os Kidols, principalmente para os ídolos do Kpop. Antes, os japoneses, de maneira em geral, não se interessavam pela Coreia. Entretanto, o tamanho interesse inspirou outras produções do Japão, como mangás, animes e até musicais.

No Brasil, Winter Sonata não obteve tanta repercussão como ocorreu no Japão. Todavia, é um drama considerado clássico, imprescindível aos estudiosos da onda coreana. A produção está disponível na Netflix (com legendas) e também, dublado para o português. Confira a trilha sonora de amor de Kang Jung Sang e Jung Yoo Jin:

Fontes: Asian Wiki, Visit Korea, Amino e Kpop Now.

avatar
About Virgine Borges de Castilho

Historiadora (UEG), especialista em Mídias na Educação (UFPel), atua na área da educação. Estuda coreano (Unisinos), gosta de assistir Kdramas, Kmovies e ler livros da literatura coreana. Áreas de maior interesse: produtos culturais da hallyu, hallyu no Brasil e América Latina, Kmovie e suas representatividades.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.