hanbok

Imagem: visitkorea.or.kr

Já imaginou poder vestir um Hanbok, o traje tradicional coreano? Conheça os diversos locais em Seul onde é possível vivenciar esta experiência e fazer muita fotos!

Ao viajar para Coreia existem várias maneiras de se vislumbrar as antigas tradições do país e sua cultura, uma delas é provar a culinária. Porém para quem quer algo diferente e mais exclusivo, existem vários locais em Seul onde é possível vestir um Hanbok, a vestimenta típica coreana.

Caracterizado pelas cores vivas e ausência de bolsos, embora o termo signifique literalmente “roupa coreana”, o modelo mais conhecido refere-se ao Hanbok da Dinastia Joseon. É usado como roupa formal ou semi formal durante as festas e celebrações tradicionais, como casamento e aniversários, ou durante feriados nacionais como Chuseok e Seollal. As crianças usam tradicionalmente um Hanbok em seu aniversário de um ano (chamado dol-hanbok ou dol-ot). Faz parte da tradição usar o Hanbok, chamado de Hoegabyeon Hanbok, no aniversário de 61 anos. Existem vários tipos de Hanbok específicos para as mais diversas ocasiões.  O modelo moderno não segue exatamente o mesmo estilo usado no passado, uma vez que passou por algumas mudanças importantes no século XX, por razões práticas.

Conheça os locais e centros culturais onde existem variados tipos de Hanbok para vestir e fazer fotos. Note que a maioria destes programas incluem uma taxa de aluguel por um tempo específico, então fique atento.

Insadong PR/Tourist Information Center
Aberto ao público em Outubro de 2006, o centro de informações Turísticas de Insadong  é considerado um museu vivo da história moderna e cultura coreana. Sua sede foi construída pelo príncipe Uichin (1877-1955), o quinto filho do imperador Gojong (1852-1919), para ser uma residência privada.
O centro conta com guias turísticos e dá assistência a turistas em várias línguas (Inglês, japonês e chinês). São oferecidos folhetos turísticos e diversos eventos culturais, bem como acesso gratuito à internet. Eles têm uma particularmente grande variedade de modelos de hanbok, entre eles os da corte real e as diversas classes sociais do passado da Coréia. O aluguel das roupas é de 3.000 wons por pessoa.
Website: www.hiinsa.com (inglês)

Seoul Global Cultural Center
Um dos lugares mais populares para os visitantes estrangeiros provarem um hanbok é localizado no coração de Myeongdong. Os funcionários falam inglês, chinês e japonês. Além disso, as paredes do centro são decoradas com fotografias de edifícios tradicionais, tais como palácios e hanok, que servem como pano de fundo para fotos. Não é cobrada nenhuma taxa.
Website: seoulculturalcenter.com (inglês)

Palácio Deoksu (Deoksugung) – Portão Daehanmun
Todos os dias da semana, exceto segundas-feiras, a cerimonia de troca de guardas tem lugar na frente do Palácio Deoksu (Deoksugung). O stand de hanboks situa-se em frente ao portão principal, onde você pode vestir os uniformes tradicionais de guarda e outros, gratuitamente. Basta inscrever o seu nome na lista e aguardar a sua vez.
Website: www.deoksugung.go.kr  (inglês)

Palácio Unhyeon (Unhyeongung)
Existe uma infinidade de lugares maravilhosos para tirar fotos dentro do recinto do palácio. Os clientes podem escolher qualquer roupa ou pedir recomendações da equipe. Verifique também  informações no site sobre os horários das encenações da cerimônia de casamento tradicional do Rei Gojong e a rainha Myeongseonghwanghu, que são realizadas lá, alem de varias outras programações culturais. O aluguel de hanboks fica em torno de 3.300 wons (não incluso o ingresso de entrada ao Palácio).
Website: http://www.unhyeongung.or.kr (inglês)

Namsangol Hanok Village
A Namsangol Hanok Village é conhecida variedade de atividades e eventos oferecidos para promover a cultura tradicional coreana. Um dos programas mais populares é tirar fotos maravilhosas de residências tradicionais. Alugue o seu Hanbok e tire fotos dentro e fora da residencia de Lee Seung Eop. A entrada a vila é gratuita e o aluguel de roupas 5.000 wons.
Websitehanokmaeul.or.kr (inglês)

Fonte: Visit Korea

Este artigo faz parte do projeto “Korea Tourism Global Super Connector 2015″ criado pela Korea Tourism Organization

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.