metrô de Seul

Imagem: Baya Khodja – FlickR

Quando o assunto é transporte público Seul é destaque no mundo. Na semana passada expliquei tudo sobre os ônibus. Nesta semana, explico tudo sobre o metrô de Seul. Pela facilidade, comodidade e eficiência é o meio de transporte escolhido pela maioria dos que visitam a capital sul-coreana. Confesso que fiquei impressionando com sua abrangência e eficácia.

Os atuais 331,5km de extensão do metrô de Seul, são distribuídos em 18 linhas e 627 estações. É uma das redes metroviárias mais movimentadas do mundo, transportando anualmente mais de 2 bilhões de passageiros. A primeira linha foi inaugurada em 1974 e desde então vem crescendo rapidamente.

Mesmo com o metrô em movimento a conexão 4G é consistente e abrangente. Antenas dispostas em intervalos de 300 a 400 metros garantes a distribuição do sinal em banda larga WiBro (wireless broadband)

Quase todos os vagões tem telas de TV digital que informam os nomes de estações por vir, notícias, números das bolsas de valores e animações. E na maioria dos trens, arrisco-me dizer que em todos, há ar condicionado e assentos aquecidos.

No geral as estações têm portas protetoras, isolando a passageiro dos vagões até o momento em que o trem esteja completamente parado. Em algumas estações há gôndolas digitais de mercado, nas quais a pessoa acha o que gostaria de comprar, scaneia o QR Code e recebe o produto em casa. As transferências entre as estações são gratuitas. Todas as linhas aceitam o pagamento com o T-Money (cartão recarregável).

Nos vagões há gravações em áudio que informam as próximas estações, possíveis transferências e o lado da saída em coreano e inglês. Nas estações de maior circulação essa gravação também é anunciada em japonês e em mandarim.

O metrô de Seul é o único no mundo a usar telas LCD coloridas em todas as estações da sua rede informando o tempo real para a chegada do trem. Esta informação também está disponível em aplicativos para smartphones.

Todas as informações de direção estão escritas em coreano, inglês e em hanja (ideogramas utilizados no coreano).

Várias estações e pontos de ônibus têm quiosques interativos conhecidos como Digital View. O dispositivo têm duas telas touch, uma de 42 polegadas e outra suplementar de 17. A tela maior mostra um mapa do metrô, um serviço de mapas Daum Maps, conteúdo de entretenimento, notícias e pontos de interesse ao redor da estação. A tela menor fornece um serviço VoIP – parecido com o Skype. Você pode usar o seu cartão T-Money para pagar o serviço de ligação telefônica.

Tudo isso faz com que o metrô de Seul seja considerado um dos melhores do mundo.

Acesse o post completo no Viver a Viagem, veja fotos, saiba como usar o metrô de Seul, o horário de funcionamento, o preço da tarifa, como deixar seus pertences nos lockers das estações, aprenda a calcular sua rota e conheça o grande plano de extensão de suas linhas.

Siga minha página no Facebook e Instagram.
Até mais!

avatar
About Alexandre Disaro

Editor associado (São Paulo) - Internacionalista de formação e fotógrafo por opção. Gosta de viajar e conversar sobre; cozinhar para amigos; passar horas praticando caligrafia; aprender idiomas; escrever; estudar bandeiras e tomar chá. www.alexandredisaro.com (site como fotógrafo) www.disaro.co (site do blog de viagem)

One Response to [Disaro no BK] Transporte público – Tudo sobre o metrô de Seul‏
  1. avatar

    […] modo mais fácil é pela estação Yeongdeungpo (Linha 1 do Metrô – entenda sobre o sistema aqui) – Saia da estação através da loja de departamentos Lotte. – Atravesse a rua e […]


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.