Imagem Centro de Educação Coreana: Torneio de Discurso em Coreano

Torneio de Discurso em Coreano – Centro de Educação Coreana

O Centro de Educação Coreana em São Paulo publicou o edital para o “5º Torneio de Discurso em Coreano”. O concurso é aberto a brasileiros e premiará os três primeiros colocados. Saiba mais sobre o torneio.

O Centro de Educação Coreana em São Paulo é uma instituição que apoia as escolas coreanas do Brasil. Como parte de suas atividades, anualmente realiza um torneio de discurso e o edital para o 5º Torneio de Discurso em Coreano já está aberto. Um dos seus objetivos é realizar atividades motivadoras aos imigrantes de modo que estes tenham orgulho de sua identidade e país. Ademais, a instituição busca elevar a Coreia por meio do idioma, isto é, propagando a língua coreana no Brasil. E, por isso, oferece também o teste de proficiência em coreano (TOPIK). Visando além disso, propagar a imagem da Coreia de no Brasil.

A instituição possui espaço aberto para brasileiros que tenham interesse em suas atividades. Exemplo disso, é a realização de cursos semanais de língua coreana, cultura popular, instrumento coreano, dança coreana e de caligrafia coreana. E para tanto, conta com a parceria de outras escolas coreanas no Brasil.

Endereço:

Rua Ribeiro de Lima, nº 282, sala 404. Bairro Bom Retiro, São Paulo, capital.

TORNEIO DE DISCURSO EM COREANO

O “5º Torneio de Discurso em Coreano” está com edital aberto e possui os seguintes pré-requisitos para inscrição:

  • Ser cidadão ou residente permanente no Brasil;
  • Para descendentes coreanos, ser aluno do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio;
  • Brasileiros menores de 25 anos.

Entretanto, a instituição estabelece algumas restrições:

  • Alunos que frequentaram escola na Coreia e/ou estudante de idioma ou intercambista de até 3 meses de estudo na Coreia não podem participar;
  • Os primeiros colocados nos três últimos torneios não podem participar.

O objetivo do torneio é motivar a aprendizagem da língua coreana, oportunizar o aprimoramento do idioma e fornecer o aprendizado de maneira correta e agradável. Segundo o site oficial da instituição, as inscrições ficam abertas até 20/08 as 17h (divulgação dos finalistas em 22/08). Para inscrição é necessário, obrigatoriamente, preencher o formulário (disponível no site), discurso escrito em coreano, RG ou RNE.

O discurso não poderá ultrapassar 5min, sob pena de redução de pontos. Entre os temas, o participante poderá escolher discursar sobre seu amor a Coreia, orgulho coreano e história da Coreia. Os primeiros colocados ganharão o certificado e um bônus em dinheiro, variando entre 100 a 500 reais, dependendo da classificação. Para mais informações e critérios de seleção, os interessados devem acessar o site do Centro de Educação Coreana (http://www.cecsp.com.br).

DICA DO BK

Elabore um texto correto, conciso conforme o idioma. O discurso requer criatividade e personalidade própria, de acordo com o tema escolhido. Para aqueles que não dominam o idioma, procurem por palavras familiares, ou seja, aquelas as quais são confortáveis ao seu nível. O tempo máximo do discurso deverá ser de 5 min., então, sigam as regras. O tempo mínimo não foi estipulado, porém, para melhores chances, tentem alcançar ao menos um pouco mais da metade de 5min. O nervosismo certamente aparecerá, então, mantenham o foco, pois discursar em outro idioma é uma tarefa difícil para todos. Por mais familiarizados que estejam com o idioma, treinem muito o discurso. Independentemente do resultado, tenham em mente que o torneio é uma experiência válida para o crescimento pessoal e de aprendizagem.

Fonte:  Centro de Educação Coreana

avatar
About Virgine Borges de Castilho

Historiadora (UEG), especialista em Mídias na Educação (UFPel), atua na área da educação. Estuda coreano (Unisinos), gosta de assistir Kdramas, Kmovies e ler livros da literatura coreana. Áreas de maior interesse: produtos culturais da hallyu, hallyu no Brasil e América Latina, Kmovie e suas representatividades.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.