songpyeon

Imagem: koreatimes.co.kr

Durante Chuseok existem muitos pratos tradicionais que são servidos. E o que se destaca é o songpyeon, um bolinho de massa de arroz. Conheça mais sobre esta delicia, que não pode faltar na mesa das familias coreanas neste feriado prolongado.

Songpyeon são bolinhos de arroz (mesma massa do teok) em forma de meia-lua, feitos especialmente durante o Chuseok pelas famílias coreanas. Sendo recheados com soja, feijão, castanhas, abóbora, gergelim ou mel. Existem diversos tipos, cores e sabores de Songpyeon. Na receita original estes bolinhos são cozidos no vapor sobre galhos de pinheiro e que dá um sabor diferente e único.

O songpyeon em forma de meia-lua é o mais popular, e apresenta uma variedade de cores e formas, dependendo da região. Os songpyeon normalmente diferem entre as províncias, e as pessoas geralmente incorporam os ingredientes mais abundantes desta época na receita.

As províncias Chungcheon são conhecidas pelo songpyeon de abóbora.  Esta é cortada, seca e transformado em pó, e, em seguida, misturada com a farinha de arroz para fazer a massa. O resultado não é apenas um bolinho de arroz deliciosamente doce, mas também muito atraente por causa da brilhante tonalidade amarelo-laranja. Gangwon é famosa no cultivo de batata, milho e feijão, bem como árvores de carvalho. E o songpyeon da região incorpora estes ingredientes.

Em Seul, o “Osaek” ou songpyeon de cinco cores é o mais comum. As cinco cores representam a harmonia da natureza. O branco, o castanho (tonalidade da canela em pó), o  cor rosa,  feito xarope de morangos ou “omija”. A Artemísia cria uma cor verde-escuro, e as sementes gardênia criam um amarelo suave para o songpyeon.

Chuseok é também um tempo onde as pessoas fazem pedidos, geralmente de  saúde, amor e sucesso, enquanto olham para a lua cheia cheia, que nestes dias a maior e mais brilhante do ano. O Songpyeon representa a lua e muitas pessoas costumam fazer seus pedidos comendo songpyeon. É tambem um momento para ser grato pela abundância da colheita e festejar em família.

Com a grande variedade de sabores, cores e formas, não há songpyeon que não agrade o gostos de todos. E os coreanos amam, pois além de deliciosos, eles são bonitos, geralmente com pequenos detalhes decorados com flores.

Assista San E e Daniel (Dalmatian) apresentando o Chuseok e o sangpyeon no programa GuruPop

Texto de: Alcina Knabben e Rafaela Braga

Fontes e receita: visitkorea.or.kr e koreatimes.co.kr

avatar
About Editores BrazilKorea

Algumas vezes nossos editores trabalham em conjunto. Os autores estão referenciados no fim do texto.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.