fonte: mvrdv

No centro de Seul, um verdadeiro jardim foi construído em um antigo viaduto da cidade, nomeado de Skygarden, acomodando uma grande variedade de espécies de plantas coreanas em um jardim público de 983 metros de extensão, incluindo árvores , arbustos e flores. No total, o parque possui 24 mil plantas.

Uma vez que o projeto foi conquistado pela MVRDV em maio de 2015, o principal desafio do Skygarden foi transformar um viaduto da década de 70 em um jardim público, e mudar a vida diária de milhares de pessoas que atravessam o centro da cidade de Seul todos os dias.

O jardim público é organizado de acordo com o alfabeto coreano e projetado com uma coleção de pequenos jardins, cada um com a sua própria composição, perfume, cor e identidade. A paisagem muda de acordo com as estações do ano: as cores brilhantes das folhas no outono da família Aceraceae (bordos), a flor das cerejeiras na primavera, as árvores de coníferas de folhas perenes no inverno e os arbustos e as árvores com frutos no verão.

Enquanto que a principal atração é o parque em si, a renovação do antigo viaduto também incorpora estabelecimentos comerciais, galerias, casas de chá, um teatro, centros de informação e restaurantes. À noite, o parque é iluminado em luz azul, uma cor que pode ajudar a tornar as plantas mais saudáveis, no entanto, a cor da luz também pode ser ajustada para eventos e festivais. Diversas escadas, elevadores e rampas conectam o novo parque a diferentes partes da região, melhorando a experiência para os pedestres.

“Nosso projeto oferece um dicionário vivo de plantas que fazem parte do patrimônio natural da Coreia do Sul e agora, existem no centro da cidade”, disse Winy Maas, sócio fundador da MVRDV. “A ideia aqui é conectar os habitantes da cidade com a natureza e, ao mesmo tempo, oferecer a oportunidade de experimentar essas vistas incríveis para a histórica Estação de Seul e Namdaemun Gate.”.

Fonte: MVRDV

avatar
About Taisa Aguilar

Editora Colaboradora (Rio de Janeiro - RJ) Estudante de Ciências Contábeis. Apaixonada desde muito tempo pela cultura asiática (principalmente japonesa e coreana). Cosplayer nos tempos vagos, adora assistir animes, ler mangá e ouvir música. Sonha um dia visitar a Coreia e o Japão

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.