“Seoul International Cartoon and Animation Festival” (SICAF) é considerado um dos maiores eventos representativo da Ásia, especializado em animação. O evento busca expandir novos horizontes dentro da indústria da animação.

O Festival Internacional de Desenho Animado e Animação de Seul é realizado anualmente desde 1995. O evento é organizado pelo Comitê Organizador do SICAF e pelo Governo Metropolitano de Seul com o apoio do Ministério da Cultura, Esporte e Turismo. Neste ano, o evento acontecerá nos dias 23 a 26 de agosto em Dongdaemun Design Plaza (DDP) e Megabox Dongdaemun. O tema do festival será “Vida”. Segundo o comitê do SICAF, a temática foi escolhida para que o público possa entender que a “vida” é cheia de possibilidades, por desenhos e animações seletivas que refletem a vida das pessoas.

O SICAF busca expandir novos horizontes dentro da indústria da animação e valorizar artistas da área. Por isso, é um evento aberto ao público interessado exclusivamente em animação. Em seu site oficial, a chamada para o envio de trabalhos foi publicada em abril. As submissões encerraram-se no dia 31 de maio. Como qualificação de entrada, o SICAF propôs algumas exigências:

  • Qualquer animação feita para cinema, televisão e internet são aceitas. Porém, apenas trabalhos concluídos após 1 de janeiro de 2016 e nunca previamente concedidos ao SICAF. O regulamento detalhado pode ser acessado pelo site (http://sicaf.org).

 

A competição é dividida em seis categorias:

  1. Longa-metragem: trabalhos com um tempo de execução de mais de 40 minutos de duração ou filmes feitos para cinema;
  2. Curta metragem: trabalhos com um tempo de execução de menos de 40 minutos de duração;
  3. “Student Film”: trabalhos com um tempo de execução de menos de 40 minutos de duração;
  4. SICAF Kids: trabalhos feitos para crianças. Divididos nas faixas etárias: 3 a 6 anos de idade e 7 a 12 anos de idade.
  5. SICAF Online & Commissioned: trabalhos criados para fins on-line ou promocionais. Divididos entre: music video, games, propagandas e filmes promocionais; web series, web animação e moving toon; educacional, científico ou industrial.
  6. SICAF Pilot: trabalhos pré-produzidos antes de sua produção oficial.

As produções devem se encaixar necessariamente nas categorias definidas. Os idiomas oficiais são coreano e inglês, contudo, animações com outros idiomas devem optar por legendas. Nenhum integrante do comitê do SICAF tem a permissão de participar de qualquer produção da competição. Ao menos 40% do comitê deve ser composto por integrantes nacionais e os demais, especialistas internacionais em animação.

Os filmes selecionados serão exibidos durante todo o evento e o público poderá votar nos favoritos. Cada vencedor da categoria receberá um valor em dinheiro pré-estabelecido, conforme escrito no edital do SICAF.

A animação japonesa “I Want to Eat Your Pancreas” foi selecionada como filme de abertura, escolhida como adequada ao tema do festival. O filme de encerramento será o grande vencedor, selecionado durante o evento com base na decisão dos juízes.

Fontes: Korea.netSeoul International CartoonFilmFreeway e  서울국제만화애니메이션페스티벌

avatar
About Jéssica Lisboa

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.