Seul retrô, a sensação da nostalgia pela capital sul coreana

Seul retrô, a sensação da nostalgia pela capital sul coreana

De cafés a lojas de games, conheça as opções que irá te transportar para os anos 60 e 70, e irá lhe encantar durante sua exploração da Seul retrô.

Tendências sempre retornam, seja em 5 ou 15 anos. A sensação nostálgica retornou, itens retrô e vintage estão voltando à moda e ditando tendência atuais. E alguns locais da capital sul coreana, tornaram-se conhecidas como Seul retrô.

Devido à popularidade de dramas como Reply (응답하라), ou em conceitos de boys e girl groups, gerações mais jovens se tornaram mais interessadas com espaços e itens retrôs como fliperamas, cafés musicais e lojas de discos. Seja através da moda, música, arquitetura ou design retrô, os visitantes se sentirão encantados durante a exploração da Seul retrô.

Youth 1st Avenue

Seul retrô de lojas de roupas até aos cafés musicais

Reprodução: Visit Seoul

Localizado no segundo andar do Seul Folk Flea Market (서울 풍물시장), o Youth 1st Avenue é uma recriação de uma rua dos anos 60 e 70. O local te leva para um cenário perfeito com lojas como: antiquários, penhoras, produtos secos, produtos eletrônicos, discos, teatros e dabang (다방) podem ser encontradas aqui.

Como parte dos projetos de inovação da cidade, a Youth 1st Avenue também é um lugar onde os jovens artesãos podem vender seus produtos. Quer voltar ao passado sem sair do presente? Experimente passear pela Youth 1st Avenue, pare no dabang e experimente um pouco do café ao estilo antigo.

SERVIÇO:

Horário de funcionamento: 10:00 as 19:00. O mercado fecha todas a segunda e quarta quinta-feira do mês.

Como chegar: Metrô – Estação Sinseoldong – Linha 1 – saídas: 6, 9 ou 10. O mercado está localizado a 5 minutos de caminha das saídas. Ao chegar dirija-se ao segundo andar.

 

Fliperamas

Reprodução: Visit Seoul

No passado, papelarias eram facilmente encontradas perto de todas as escolas do País. O local tinha um pouco de tudo desde tinta para aulas de arte até lanches para curtir com os amigos depois da escola, essas lojas eram o lugar certo para encontrar de tudo um pouco. Na frente das papelarias se encontravam máquinas de mini-arcade, onde as crianças sentavam-se e passavam horas jogando. Em uma época em que os computadores eram inexistentes, os fliperamas eram a melhor coisa para as crianças. Esses fliperamas nostálgicos ainda podem ser encontradas por toda a cidade de Seul. Seja crianças ou adultos, a diversão não possui idade.

Alguns dos locais que podemos citar que possuem fliperamas, é o Okin Arcade localizado em Seochon (서촌), que foi usado como local de filmagem para o drama, Reply 1988 (응답하라 1988). Kom Kom Arcade, do Ikseon-dong (익선동 한옥마을), é o mais novo local de encontros para casais mais jovens.

Lojas de disco

Teobangnae (터방내)

Reprodução: Visit Seoul

É claro nesta lista de não poderia faltar os discos. Nos anos 80 e 90, os discos de vinil eram uma febre, os dabangs de música eram os lugares para se ouvir música. Com a chegada dos MP3 e, anos depois, com músicas disponíveis para download, as fitas, CDs e discos foram esquecidos durante um período da história. Mas com a tendência retrô retornando, esses itens voltaram a aparecer novamente no mercado.

O Teobangnae (터방내) aberto desde 1983, é um antigo dabang que conseguiu manter seus negócios. Embora o exterior não pareça tanto atrativo, muitas pessoas continuam a visitar o local para mergulhar na atmosfera retrô. Muitos estudantes podem ser vistos aqui debatendo calorosamente vários tópicos enquanto embalam seus refrigerantes cremosos.

SERVIÇO:

Endereço 184-19, Heukseok-dong, Dongjak-gu, Seoul

Horário de funcionamento: 11:30 – 23:30

Fontes: Mango Plate, Brazil Korea e Visit Seoul

avatar
About Jéssica Lisboa

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.