Lee Kuan Yew World City Prize

Imagem: opengovasia.com

Seul foi agraciada com o prêmio Lee Kuan Yew World City, considerado o “prêmio Nobel das cidades”. O prêmio que destaca a qualidade de vida e o equilíbrio entre urbanização, sustentabilidade e bem-estar em cidades do mundo desde 2010.

Ao longo das duas últimas décadas, o governo de Seul tem desenvolvido projetos e atividades urbanas. A finalidade era tornar a cidade atrativa, sustentável e proporcionar bem-estar aos seus habitantes. Como resultado, em março deste ano, a cidade recebeu o prêmio Lee Kuan Yew World City.

O concurso, que acontece a cada dois anos, destaca a criação de comunidades urbanas habitáveis, vibrantes e sustentáveis em todo o mundo. Seul foi premiada pelos projetos de regeneração desenvolvidos pela cidade:
Regeneração Pedestre: Yonsei-ro foi a primeira zona revitalizada restrita a pedestres, bicicletas e transporte público). Regeneração histórica e cultural: restauração de fluxo no rio Cheonggyecheon. Regeneração industrial: Dongdaemun Design Plaza. Estas melhorias implementadas com participações ativas dos cidadãos, resultaram na escolha da cidade pela comissão avaliadora.

Adicionalmente, o comitê avaliador do prêmio destacou que: “Seul decidiu regenerar a cidade e encorajar os cidadãos a participar do processo”. Acrescentando que: “agora, Seul é uma cidade para pedestres e indústrias, assim como História e cultura que delineia a estrutura para o planejamento urbano e permite melhorar a qualidade de vida dos cidadãos ”.

Também foram destacados os projetos desenvolvidos pelo governo de Seul visando a participação ativa da população. Destaca-se o Seoul Master Plan 2030, que procura incorporar a opinião da população em operações diárias. No “Projeto de Governança da Comunidade” os moradores debatem questões locais que afetam diretamente a comunidade. Os cidadãos também decidem o uso de até 5% do orçamento da cidade sob o sistema de orçamento público participativo. Todo o projeto é monitorado e publicado regularmente na imprensa. Os dados envolvidos são usados nos processos de tomadas de decisão. Tal método auxilia no foco em detalhes minuciosos, e permite a implementação eficiente dos projetos debatidos.

Sobre o Prêmio Lee Kuan Yew World City

O prêmio Lee Kuan Yew World City recebeu o nome do Primeiro Ministro de Singapura, que contribuiu decisivamente para a transformação de Singapura em uma cidade diferente, limpa e verde em poucas décadas. Outras cidades vencedoras: Medellín – Colômbia, Suzhou – China, Nova York – EUA e Bilbao – Espanha. A cerimônia de premiação acontecerá na próxima Cúpula Mundial das Cidades, que será realizada em Cingapura em julho de 2018. O Prêmio  inclui um medalhão de ouro, um certificado de premiação e um prêmio no valor de S$ 300.000 (moeda de Singapura)

Fontes: Seoul, OpenGovAsia Página Oficial do Prêmio

Editora de Conteúdo: Lohanne Oliveira

avatar
About Editores BrazilKorea

Algumas vezes nossos editores trabalham em conjunto. Os autores estão referenciados no fim do texto.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *