20130621_200154

IMAGEM: Eat wit Bug Bug – Gangnam Korea BBQ

A sopa é muito importante na culinária coreana e ela está sempre presente acompanhando o prato principal (quando este não é uma sopa ou ensopado). A sopa é tão importante na culinária corena que os coreanos acreditam que não se alimentaram direito quando lhes faltam uma tijela de sopa durante a refeição. Por isso, hoje a receita é doenjang guk (된장국), um dos tipos de sopa mais comuns para acompanhar o prato principal.

Na culinária coreana podemos encontrar uma diversidade enorme de sopas (국 ou guk) e ensopados (찌개 ou jjigae), e um ou outro sempre estará presente nas refeições coreanas. As sopas podem ser classificadas em sopas transparentes (clear soup), sopa de pasta de soja (doenjang guk) ou sopa salgada (jjigaes). Normalmente as sopas transparentes (sopa de broto de feijão, sopa de alga), etc) e a sopa de pasta de soja acompanham o prato principal, quando este é de arroz (um bibimpap, por exemplo). Já os jiigaes são sempre o prato principal, e são acompanhados de uma tigela de arroz cozido e do famoso kimchi, que nunca pode faltar, claro.

Por isso, a receita de hoje é o doenjang guk. E vale reforçar: a receita é bem básica e pode ser modificada ao seu gosto. O doenjang guk tem esse nome porque seu ingrediente principal é o doenjang (된장), a pasta de soja fermentada coreana. Em restaurantes coreanos mais baratos, a sopa disponível é feita apenas de doenjang, água ou caldo e sal (mais básica impossível). Portanto, você pode colocar vários outros ingredientes, mas ainda sim vai ter o nome de doenjang gug.

E se você vem acompanhando as receitas no blog queraprenderacozinhar, vale a pena conferir essa receita também. Afinal, você aprendeu que receita coreana sempre tem que ser acompanhada de sopa!! Por isso, ai vai a receita do doenjang guk.

 

Fonte: A Korean mother’s cooking notes – soup / Foto: Gangnam Korea BBQ – doenjang guk / Queraprenderacozinhar

avatar
About Lilian

Editora Associada (Belo Horizonte) - Estudante de moda que escolheu a Coreia do Sul para intercâmbio em 2012/2013, sem saber nada sobre o país, em busca de conhecer algo totalmente diferente. Hoje continua apaixonada pela Coreia, principalmente pela cultura, culinária, idioma e artes em geral. Mantem o blog http://queraprenderacozinharcoreia.blogspot.com.br/ onde ensina o passo-a-passo de receitas de pratos coreanos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.