DSCN4104

IMAGEM: queraprenderacozinhar.blogspot.com.br

Continuando a série sobre kimchi, conheça mais sobre o kimchi de nabo ou kkakdugi (깍두기). E de quebra, aprenda a receita do kkakdugi.

O kkaakdugi é chamado dessa forma por causa da forma como o nabo é cortado, em forma de cubos. É mais um tipo de kimchi, e também é um tipo de banchan, que quando fermentado é conhecido por ajudar na digestão, e que por isso é normalmente servido com ensopados de carne como o seolleongtang ou kalbitang. 

O kkakdugi na Coreia é preparado com um tipo especial de nabo, o nabo coreano chamado mu (무), que é mais largo e redondo do que o nabo comum, além de apresentar uma coloração verde. Isso acaba por influenciar na qualidade do kkakdugi. No Brasil creio ser bem difícil encontrar o nabo coreano, e que por isso a única opção é preparar o kkakdugi com o nabo comum, o que influência na sua qualidade. Por isso, o kkakdugi preparado com nabo comum (aquele que normalmente encontramos aqui, comprido e mais fino) não ficará idêntico ao kkakdugi que se consome na Coreia. Mas é possível sim fazer kkakdugi com o nabo comum, porém é preciso consumi-lo rápido, para que ele não perca a consistência crocante, característica essencial desse tipo de kimchi.

Ficou com curiosidade para experimentar o kimchi de nabo? Aprenda a receita no blog queraprenderacozinhar.blogspot.com.br e experimente esse outro tipo de kimchi.

E se você já experimentou o kimchi de acelga e o kimchi de cebolinha, depois de fazer e experimentar o kkakdugi, escolha o seu kimchi favorito. E uma dica: tenha sempre kimchi em sua geladeira, um alimento que, além de delicioso é muito saudável.

 

Fonte: www.apricosa.comhls3790.tistory.comqueraprenderacozinhar.blogspot.com.br

avatar
About Lilian

Editora Associada (Belo Horizonte) - Estudante de moda que escolheu a Coreia do Sul para intercâmbio em 2012/2013, sem saber nada sobre o país, em busca de conhecer algo totalmente diferente. Hoje continua apaixonada pela Coreia, principalmente pela cultura, culinária, idioma e artes em geral. Mantem o blog http://queraprenderacozinharcoreia.blogspot.com.br/ onde ensina o passo-a-passo de receitas de pratos coreanos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.