seoul upcycling plaza

Imagem: seoul.go.kr

A coreia tem se destacado mundialmente por ser uma das maiores potencias que se preocupa e investe em políticas para a proteção do meio ambiente. Desde 2017, a cidade de Seul conta com o Seoul Upcycling Plaza dedicado a artigos que derivam de reciclagem. O objetivo é criar peças de alto valor em termos de criatividade e design.

O Seoul Upcycling Plaza foi inaugurado em 5 de setembro de 2017, e é o maior complexo cultural do mundo dedicado ao upcycling. O “upcycling” é semelhante à reciclagem, mas leva o ato de reutilização um passo adiante. Os recursos usados são transformados em produtos completamente novos.

O Upcycling é também conhecido como reutilização criativa. Este processo transforma subprodutos, resíduos, produtos inúteis ou indesejados em novos materiais ou produtos de melhor qualidade ou com maior valor ambiental.​

Os visitantes podem ver, aprender e experimentar todos os aspectos do processo de upcycling e design. O Seoul Upcycling Plaza além de ser um espaço para visitação e compras, com diversos designers expondo suas obras, é tambem um espaço para aprendizado. Diversos cursos e oficinas são oferecidos buscando conscientizar a populaçao não somente para a importância da reciclagem como da valorização do upcycling.

Com 2 pisos no subsolo e 5 pisos acima do solo tem uma área total de 16.530㎡, todo o processo de upcycling, desde a doação e recolha de materiais ao processamento, produção e vendas, é realizado neste centro.

A Coreia é o segundo país que mais recicla no mundo. Suas políticas em relação a proteção do ambiente, reciclagem, energia limpa garantiram vários prêmios internacionais.

Assista o vídeo sobre o local:

Seoul Upcycling Plaza
Endereço: Jadongchasijang-gil, 49 – Seongdong-gu –  Seul
Entrada Gratuita
Como chegar: Metro – Estação Janghanpyeong Station – Linha 5 (Lilás) saída 8, caminhe 15 minutos.
* Há um ônibus direto para a Seoul Upcycling Plaza, a cada 30 minutos da estação de Janghanpyeong, saída 8.
Horários:
Terça a Quinta e Domingo: das: 10h as 18h
Sexta e Sábado: das 10h as 19h
Fechado às segundas-feiras.
Website (em coreano)

Fontes: visitseoul e wikipedia

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.