Seoul Community Radio

Imagem: Facebook

A Rádio Comunitária de Seul, em inglês (SCR), iniciou suas atividades em 2016 em Itaewon, Seul. Em um estúdio bunker, a rádio tem como missão defender a cultura underground na Coreia e fortalecer a plataforma audiovisual.

A Seoul Community Radio é a primeira rádio online a ser lançada na Coreia do Sul fora dos padrões da cultura mainstream. A transmissão de rádio via internet ou Web Rádio não é uma novidade da era digital. Porém, no tocante diferencial, a SCR abre espaço para artistas, promotores, fãs e leigos que visam produzir em sua cena local.

A primeira estação de rádio online surgiu por volta de 1993 e, sua popularidade se deve ao público jovem. As emissoras universitárias e a democratização da internet colaboraram na propagação da Web Rádio. No que tange à transmissão na internet, a rádio utiliza a tecnologia Streaming. A criação de uma rádio online é de baixo custeio se comparada a via tradicional. Segundo o fundador da estação, Richard Price, no início a SCR não tinha um estúdio. Por isso, era sugerido que as pessoas gravassem em suas casas.

Conforme o fundador, a Seoul Community Radio não é contra as estações que visam o grande público. A SCR busca valorizar os artistas independentes negligenciados pela mídia de massa. Para Richard Price “… nós somos uma plataforma para dar aos artistas aqui na Coreia uma chance de mostrar saídas alternativas e criativas que as pessoas podem não ouvir em nenhum outro lugar…”. A rádio comunitária tem como objetivo propiciar um ambiente livre de julgamentos, a fim de estimular a criatividade dos artistas.  

Apesar da popularidade do estilo Kpop, Richard Price, londrino, percebeu que a cena eletrônica na Coreia se faz presente. Contudo, ainda não havia um ambiente consolidado para os artistas locais. Então, desde o surgimento da SCR, o público sempre se manteve acima da média esperada. Isto é, desde sua criação, a média de ouvintes e participantes cresce gradativamente. Sobre o público, Richard Price declara “Atualmente, há uma mistura de idiomas no ar, mas está se tornando cada vez mais coreano à medida que artistas locais começam a interagir mais com nossos ouvintes”.

A rádio Seoul Community Radio também promove festivais aos finais de semana com artistas da linha underground. O acesso a emissora é gratuito na internet e qualquer pessoa do mundo pode acompanhar a programação.

Visite o site da SCR e aprecie o universo underground coreano: seoulcommunityradio

Fontes: seoulcommunityradioelectronicbeatsasiasociety.org

avatar
About Virgine Borges de Castilho

Historiadora (UEG), especialista em Mídias na Educação (UFPel), atua na área da educação. Estuda coreano (Unisinos), gosta de assistir Kdramas, Kmovies e ler livros da literatura coreana. Áreas de maior interesse: produtos culturais da hallyu, hallyu no Brasil e América Latina, Kmovie e suas representatividades.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.