ranking de empregabilidade

Qualidade de ensino, pesquisa, internacionalização e empregabilidade são alguns dos principais critérios para avaliar universidades. Assim, para obter tais dados, são realizados rankings mundiais de avaliação. Veja a colocação das universidades coreanas no ranking de empregabilidade 2019.

O ranking de empregabilidade foi desenvolvido pela QS – Quacquarelli Symonds, editora do Reino Unido, responsável por realizar classificações mundiais e regionais de universidades. Seu principal objetivo é apresentar um panorama das universidades que estão formando profissionais mais empregáveis.

Se por um lado, alguns rankings buscam evidenciar o desempenho das universidades ou a qualidade de produção de pesquisa; existem levantamentos preocupados em apontar que instituições têm desenvolvido projetos de incentivo e inserção de seus alunos no mercado de trabalho pós formação.

Este ano, a pesquisa avaliou 497 universidades em todo o mundo. Cinco indicadores foram considerados: Reputação do Empregador; Resultado dos Ex-Alunos; Parcerias com empregadores por faculdade; Conexão entre empregador e estudante e Taxa de Emprego pós-formado.

A primeira universidade coreana a aparecer no ranking de empregabilidade é a Seoul National University, em 23º lugar. Apesar de sua colocação no ranking mundial de universidades ser a 36ª. A próxima universidade a se destacar no 76º lugar é a KAIST, especializada na área de ciência e tecnologia. Em seguida, está a Sungkyunkwan University (SKKU), ocupando o 79º lugar. Já a Yonsei University está em 93º lugar. Apesar disso, sua reputação é elevada e ocupa o ranking das 150 melhores universidades do mundo e está entre as 20 melhores da Ásia. Ainda no Top5 de universidades coreanas posicionadas no ranking de empregabilidade, está a Hanyang University.

Sogang University, Busan National University, Kyungpook National University, Kyung Hee University, HUFS, Ehwa Womans University e Pohang University são outros destaques coreanos do ranking.

COMPARANDO DADOS

Veja a seguir, um comparativo entre o MIT (primeiro colocado no ranking) e a SNU (melhor universidade coreana posicionada no ranking):

Esta é a primeira vez que a SNU entra no ranking de empregabilidade. Ainda assim, conquistou o mesmo número de QS Stars (5) que o MIT. Atende 18mil estudantes a mais que o instituto privado além de receber mais estudantes estrangeiros de graduação. Ambas possuem uma produção de pesquisa muito alta e estão de portas abertas há mais de cem anos.

Para comparar o desempenho de outras universidades, basta acessar o site da Top Universities e selecionar de 2 a 4 universidades disponíveis na plataforma.

Fonte: Top Universities

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Socióloga e pesquisadora sobre cultura e tradição coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.