Pratos coreanos de rua

Pratos coreanos de rua | Reprodução: Street Food Asia – Netflix

É no mercado Gwangjang que alguns dos mais tradicionais e populares pratos coreanos de rua são encontrados. Em Street Food Asia, série documental da Netflix, nove deles são apresentados enquanto histórias de gerações que os preparam são compartilhadas.

O mercado Gwangjang (광장시장) é o mais antigo mercado permanente da Coreia. Nele, algumas das mais autênticas experiências culturais e gastronômicas podem ser vivenciadas. Além de ter se tornado um espaço onde novas ideias são testadas. Essas dinâmicas são capturadas vividamente em Street Food Asia, no episódio especial sobre a Coreia do Sul. Confira a seguir, alguns pratos que ganham protagonismo no episódio.

Kal Guksu 칼국수

O Kal Guksu é um prato composto de massa artesanal cortado à faca, cozido, servido com caldo e outros ingredientes. Na série, Cho Yoon Sun partilha sua história de vida enquanto prepara o prato que é uma de suas especialidades.  Sendo um de seus diferenciais de preparação, o caldo feito com camarão, acompanhado de cebolinha e cenoura. Servido com Kimchi.

Ganjang Gejang 간장게장

O Ganjang Gejang, carangueijo marinado em molho de soja, é um dos representantes de pratos coreanos de rua. Os registros históricos apontam seu consumo presente na dieta coreana desde meados do século XVII. Sendo ainda um dos pratos mais tradicionais da cozinha da província de Jeolla. Na banca de Gunsook Jung, aberta por sua avó em 1952, diversos banchan em conserva são servidos, mas sua especialidade é o ganjang gejang e o yangnyeom gejang.

Onde o carangueijo cru é limpo, o molho de soja fervido ao modo tradicional, e então, o carangueijo é embebido no molho. Este processo é feito por mais algumas vezes, até que o prato finalmente fique pronto e possa ser servido. O sabor é descrito como amanteigado e salgado.

Com a globalização e sua influência também na gastronomia, muitos vendedores coreanos têm buscado inovar. Já que a competição no mercado é latente. Um exemplo, é o caso do  Baffle Assado.

Neste prato, o arroz é assado em uma forma. Coberto com ovo, repolho, bacon ou camarão. Em seguida, a ele é adicionado um molho branco, molho marrom e um molho de chili. E então, finalizado com flocos de peixe.  Jo Jung Ja, criadora do prato, conta que antes ela não tinha tempo para se alimentar, dada a correria diária. Em um certo dia, decidiu fritar as sobras de arroz em uma forma de waffles e a invenção levou a criação do Baffle. Ela observa que pratos inovadores como esse, estão se tornando cada vez mais a cara da comida de rua coreana.

Deu água na boca? Que tal conferir outros pratos coreanos de rua? O episódio coreano da série documental está disponível na Netflix.

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Cientista Social pela Universidade de Brasília, Repórter Honorária pelo Centro Cultural Coreano do Brasil e Co-Fundadora do Maūm Ūmsik. Em constante estudo pela compreensão das coreanidades.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.