pontes de seul

1- Ponte Banpo e Ponte Jamsu; 2 – Ponte Cheongdam; 3 – Ponte Mapo; 4 – Ponte Yanghwa; 5 – Ponte Gwangjin; 6 – Ponte Seonyudo

A capital da Coreia do Sul, cortada pelo Rio Han (Hangang) é famosa pelas pontes de Seul que ligam uma parte a outra. São 27 pontes na área de metropolitana que incluem Incheon e Gyeonggi.

Algumas pontes de Seul são apenas para veículos, outras para trens ou mistas, onde é possível passear. Os amantes de dramas coreanos estão acostumados com várias cenas filmadas nelas ou na orla do rio Han.  Existem diversos pontos para apreciar a vista em parques ou cafés. O site dom & hyo publicou um excelente infográfico com as principais pontes de Seul. Seis delas são especialmente famosas:

Ponte Banpo (Banpo Bridge – 반포대교) e Ponte Jamsu (Jamsu Bridge – 잠수교)

A maior ponte do centro de Seul, liga Seocho e Yongsan, sendo formada por duas pontes sobrepostas. Banpo  fica encima com cerca de 10.000 lampadas de LED nas laterais. Com 1.140m é a ponte com chafariz mais longa do mundo, dela são lançadas 190 toneladas de água por minuto. É um exemplo de proteção ambiental, pois a água do próprio rio é re-utilizada. Assistir ao espetáculo das luzes coloridas e as águas em movimento é um dos passeios imperdíveis de Seul. Veja o vídeo AQUI
A ponte Jamsu fica embaixo e quase no nível do rio sendo possível atravessá-la a pé.
Como chegar: A melhor visão para a ponte é no Banpo Hangang Park onde também se encontra o acesso para a ponte Jamsu – Linhas 3,7 e 9 do metrô, estação Express Bus Terminal – saídas 1 ou 8. Siga as indicações para o Hangang Park, Bampo Area – 15 min de caminhada. As ilhas artificiais Some Sevit com a entrada no parque também oferecem uma bela vista das pontes.

Ponte Cheongdam (Cheongdam Bridge – 청담대교)

Uma das mais famosas pontes, foi a 18ª  a ser construida (2001). Ligando o distrito de Gwangjin a Gangnam, sendo a primeira “ponte duplex” da Coreia. Em cima somente para veículos e embaixo a linha 7 do metrô. Apesar de não ser possível a travessia para pedestres, esta é uma das pontes de seul que a vista da margem é espetacular.
Como chegar: Linha 7 do metrô, Estação Ttukseom Resort – saída 3.

Ponte Mapo  (Mapo Bridge – 광진교)

A quarta ponte que foi construída no rio Han, liga Yonggang, Mapo e Yeoiedo. Tem 1.400m de extensão e 25m de largura (6 pistas). A construção  iniciou-se em 1968 sendo terminada em maio de 1970. Foi chamada de Ponte Seul (Seoul Bridge) ate 1984 quando foi rebatizada como Mapo. A ponte chama atenção pela campanha realizada pela  empresa Samsung onde foram colocadas várias mensagens de valorização a vida.
Como chegar: Linha 5 do metrô, estação Yeouinaru – saída 2 – caminhe por 10 minutos

Ponte Yanghwa (Yanghwa Bridge – 양화대교)

A ponte Yanghwa faz a ligação entre os distritos de Mapo e Yeongdeungpo, tendo abaixo o fim da ilha de Seonyudo, onde localiza-se o Parque de Seonyudo (Seonyudo Park – 선유도공원). A ponte é uma combinação da mais antiga, chamada Segunda Ponte do Rio Han (Second Han River Bridge – 제2한강교) de 1965 e da mais recente finalizada em 1982. Esteve em reparos a partir de 1996, tendo seu vão alargado para navios de 5 mil toneladas, sendo reaberta em abril de 2002. Existem dois cafés, um em cada cabeceira da ponte que proporcionam uma linda vista.
Como chegar: Linha 9 do metrô, estação Seonyudo – saída 3 – 15 minutos de caminhada. 

Ponte Gwangjin (Gwangjin Bridge – 광진교)

Ligando Gwangjin e Gangdong, a ponte original de 1936, foi reformada e inaugurada em 2004. Faz parte da ponte o River View 8th Street, um observatório único que foi construído embaixo da estrutura da ponte, proporcionando uma perspectiva diferente da paisagem ao redor,  fazem parte também um café e  o centro cultural que abriga concertos musicais e exibições de arte.
Como chegar: Linha 5 do metro, estação Gwangnaru – saída 2 ou Linha 8, estação Cheonho – saída 2 – 15 minutos de caminhada. A ponte também pode ser vista do Parque Gwangnaru (Gwangnaru Hangang Park) acesso pelas Linhas 5 ou 8 do metrô, estação Cheonho – saída 1 e Linha 8.

Dica do BrazilKorea: o Parque da Ilha Seonyudo (Seonyudo Park) é um dos mais famosos de Seul, ligado ao continente pela ponte Seonyugyo. Em forma de arco, conta com iluminação noturna especial projetada pelo arquiteto francês Rudy Ricciotti para comemorar o 100º aniversário das relações diplomáticas entre a Coreia e França em 2002. É considerada uma das mais belas vistas da noite de Seul.
Como chegar: metro linha 2, estação Dangsan – saída  1, pegue um onibus (605, 6623, 6631, 6632, 6633) e salte em Hanshin Apt.

Fontes de Imagens: hangang.seoul.go.kr, wikipedia.org, koreatrizcon.kr e redbubble.com
Fontes Texto: Hangang Park, Wikipedia, SeoullisticKTOUSA Today, Korean Wave Times

Primeiro lançamento: 26/02/2015

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.