Park Geun Hye

Imagem: http://www.korea.net/

A Presidente Park Geun Hye, em visita oficial a América Latina cumpre uma agenda com vários compromissos voltados a cooperação bilateral. Além de encontros com os chefes de estado da Colombia, Peru, Chile e Brasil, ela tem participado de eventos voltados a cultura e negócios. Saiba os detalhes:

A missão presidencial que inclui empresários e outros representantes do governo coreano, teve a Colombia como seu primeiro destino, no dia 17 de abril. Em Bogotá Park Geun Hye reuniu-se com o presidente  Juan Manoel Sanches e assinou acordos de cooperação na área de defesa e educação. A Colombia tem protocolos de livre comércio com a Coreia desde 2012 que foram reiterados. Os presidentes participaram também do Colombia Korea Business Forum, organizado pelo escritório da Kotra daquele país, que contou com a presença de mais de 500 empresários. No dia 18, a presidente reuniu-se com veteranos da guerra da Coreia e seus descendentes. Lembrando e agradecendo a participação dos ex-combatentes colombianos. Durante a Guerra da Coréia, a Colômbia foi o único país da América Central ou do Sul que enviou forças de combate apoiando a Coréia do Sul.

Do dia 18 a 22 de abril, Park Geun Hye esteve no Peru. Reuniu-se presidente Ollanta Humala, assinou tratados de cooperação nos setores da saúde, indústria de geração de energia elétrica, ciência e tecnologia, inovação e das indústrias criativas, além de procedimentos aduaneiros e os serviços governamentais on-line. Os presidentes participaram de uma cerimônia para marcou o inicio da produção conjunta de aviões de treino, produzido pelo governo peruano e a Korea Aerospace Industries (KAI) e visitaram a linha de montagem do trainer KT-1P. A presidente juntamente com Diana Alvarez-Calderon (ministra da cultura do Peru) visitou o Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e História, em Lima. Ainda no museu, Park  encontrou 15 representantes de fanbases de música pop coreana do Peru e falou sobre K-pop, a popularidade da cultura pop coreana, cozinha coreana e peruana e outros aspectos das duas nações. As jovens peruanas presentearam a presidente com um bicho de pelúcia em forma de lhama e um broche de prata.

Na visita ao Chile nos dias 22 e 23, a signatária coreana encontrou Michelle Bachelet, presidente do Chile ampliando o acordo de livre comércio e expandindo a cooperação entre os dois países. O Chile é o maior  parceiro de negócios da Coreia do Sul na America Latina. Park Park Geun Hye discursou no XX Comité de Cooperación Económica Chile-Corea.

Hoje, dia 24, a presidente Park Park Geun Hye estará com Dilma Roussef em Brasília e participa de um encontro empresarial organizado pela FIESP e KOCHAM já em São Paulo. No sábado dia 25 encontra-se com a comunidade coreana e seus descendentes no evento cultural Fashion&Passion, que inclui um desfile com criações de estilistas coreanos e apresentações de Kpop, com a presença do grupo Shinee e das integrantes do grupo f(x) Amber e Luna. Essa é a primeira vez que a presidente Park Geun Hye realiza viagem oficial ao Brasil. A última visita de um presidente sul-coreano ao Brasil foi em 2008.

Sobre a visita ao Brasil o Subsecretário-Geral Político II do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador José Alfredo Graça Lima, e a Chefe da Divisão de Japão e Península Coreana, Ministra Maria Izabel Vieira conversaram com a imprensa. Assista AQUI.

Fonte: Korea.net

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: