Pansori (판소리), é um gênero folclórico de música sul-coreana. É apresentado por uma vocalista (sorikkun) e um percussionista (gosu, que toca um buk). O nome é derivado de pan (“lugar onde muitas pessoas se reúnem”) e sori (“som”). Esta tradição popular, é caracterizada por um canto expressivo, discurso estilizado, um repertorio de narrativas e gestos, sendo representativo da cultura folclórica da Coreia.

Uma performance completa de pansori geralmente dura de 3 a 9 horas, com a cantora descrevendo todos os papeis dos personagens na história. Um gosu acompanha a cantora em um tambor tradicional e contribui tambem com sons e palavras de incentivo, conhecidas como “chuimsae”, que podem ser: “eolssu“, “eu-iee” ou “eolssigu”, ou respondendo para a cantora como se ele fosse um personagem da história, fazendo a atuação mais emocionante.

Originalmente, o pansori era performado na maioria das províncias do sul da Coreia entre plebeus, eventualmente veio ser apreciado por um amplo público, incluindo a classe média, nobres e até o rei no final o período de Joseon (1392-1910). Com o público tornando-se mais amplo, os cantores profissionais tiveram que atender a um público mais diversificado apresentando-se em vários lugares, incluindo casas particulares e espaços aberto ao público.

Mesmo o pansori tenha sido passado oralmente por cantores profissionais altamente treinados, a audiência também faz contribuições para o seu desenvolvimento. No pansori a audiência não é apenas espectadora, em vez disso eles estão no mesmo pé de igualdade com o cantores, afetam e participam junto com o gosu em suas respostas “chuimsae”.

A empatia com o público é uma fator muito importante em uma da apresentação, porque seus gostos e reações, podem afetar a letra, e ate mesmo o humor da cantora durante a performance. Dessa forma, acabou-se desenvolvendo uma forma de arte popular que reflete as tristezas e alegrias do público em geral através de sátira e humor, bem como ensinam valores morais ao mesmo tempo.

O pansori, é uma forma única de arte que engloba literatura, música e drama. Isso é o que a distingue das óperas ocidentais, do Jing Ju (ópera chinesa) e dos Noh, Kabuki e Banraku do Japão. Ultimamente o pansori está se tornando conhecido internacionalmente e é considerado uma obra-prima da tradição oral e imaterial da humanidade pela UNESCO.

Fonte: Wikipédia, UNESCO e What is Pansori?

avatar
About Leslie Bernicker

Editora Chefe Boletim Informativo. Estudante de jornalismo, apaixonada pela Coreia do Sul, passa horas assistindo a doramas e está sempre a procura de novas bandas no cenário musical coreano.

One Response to Pansori – tradição e folclore da Coreia do Sul
  1. avatar

    […] Pansori é um gênero musical de narração de histórias, desempenhado por um vocalista com o acompanhamento de um tambor. O BrazilKorea já falou sobre o Pansori, neste post. […]


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.