pyeongchang

Imagem: pakistantoday

A Olimpíada de Inverno acontece desde 1924, e este ano a sede é PyeongChang, cidade da província de Gangwon. Conheça todos os detalhes para aproveitar este evento esportivo mundial.

A edição XXIII da Olimpíada de Inverno acontece em PyeongChang, localizada na província de Gangwon. A escolha da cidade aconteceu em julho de 2011 na Africa do Sul. Já era a terceira vez que PyeongChang estava competindo para ser a cidade sede, tendo perdido para sediar os jogos em Vancouver (2010) e Sochi (2014). A escolha foi muito comemorada pelos coreanos que sediaram as Olimpíadas de Verão de 1988. PyeongChang será a terceira cidade da Ásia Oriental a sediar os Jogos Olímpicos de Inverno depois de Sapporo em 1972 e Nagano em 1998.

A cidade que fica a 127km da capital Seul (1 hora e 40 minutos de trem) e localiza-se em uma das mais bonitas províncias da Coreia do Sul. Gangwon é perfeita em todas as estações do ano, tendo a disposição do turista atividades de neve no inverno, montanhas para se desfrutar de caminhadas no outono e na primavera, diversos templos, além de praias para o verão.

As cerimônias de abertura, encerramento e as competições acontecem entre 9 e 25 de fevereiro. Serão 7 esportes olímpicos, divididos em 15 disciplinas. Biatlo, curling e hóquei no gelo, três disciplinas na patinação (patinação artística, patinação de velocidade e patinação de velocidade em pista curta),  seis disciplinas de esqui (alpino, cross-country, estilo livre, combinado nórdico, salto de esqui e snowboard) e os três eventos de deslizamento sobre o gelo (bobsleigh, skeleton e luge).

As competições irão acontecer em dois clusters: Em PyeongChang (cluster das montanhas) as competições ocorrerão no Resort Alpensia na vila de Daegwallyeong (PyeongChang), e nas vilas de Bongpyeong (PyeongChang) e Bukpyeong, localizada em Jeongseon. Em Gangneung (cluster da Costa), que fica a 60 km de PyeonChang as competições acontecerão no Parque Olímpico de Gangneung e no campus da Universidade Católica Kwandong.

As cerimonias de abertura e encerramento acontecerão no Estádio Olímpico de PyeongChang que situa-se na Praça Olímpica, tem capacidade para 35 mil pessoas e foi construído em  22 meses. Em forma de pentágono, após os jogos, os 35 mil assentos e arquibancadas temporárias serão removidos e o local será transformado em um Memorial Olímpico e uma instalação desportiva. O estádio olímpico, fica na parte central da Praça Olímpica de Pyeongchang, e tem sete andares acima do solo e um nível subterrâneo. Todos os dias, cerimônias de medalhas e vários eventos culturais serão realizados na Medal Plaza, localizado perto do estádio. A Praça Olímpica também possui um salão cultural, que exibirá exposições, apresentações e eventos artísticos ao longo dos Jogos.

Os Jogos Paralímpicos de Inverno acontecem entre 8 e 18 de março.

Curiosidade:
– Em 26/1/2016, a prefeitura da cidade anunciou a mudança da grafia para evitar que atletas e turistas por engano viajassem a Pyongyang (capital da Coreia do Norte). O nome antes escrito com “c” minúsculo (Pyeongchang) passou a ser escrito com o “C” maiúsculo (PyeongChang).

Quer conhecer os mascotes dos Jogos? Clique AQUI.

O BrazilKorea preparou uma cobertura especial para os Jogos Olímpicos, portanto não perca nossas matérias e acompanhe todas as novidades em nossas redes sociais!

Fontes: Wikipedia e Surtoolimpico

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

4 Responses to Olimpíadas de Inverno 2018 – Conheça PyeongChang
  1. avatar

    Parabéns tudo muito lindo..

  2. avatar

    Olá, estou indo para Seoul no período de 15-21 de fevereiro e gostaria de ir ver as olimpíadas de inverno num bate e volta. E possível?! Consigo comprar a passagem de trem na estação?! Você tem algum site em inglês para indicar. Obrigada!

  3. avatar

    Sabem se algum canal de esporte irá transmitir ao vivo a abertura , jogos e enceramento ?!

    • avatar

      Olá Geovana, a ESPN transmitirá os jogos de inverno. No site você encontra a programação completa da transmissão.


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.