Imagem: ibuzzkorea.com

Dol Hareubang, Jeju (Imagem: ibuzzkorea.com)

[FA_Lite id=”422″]

[FA_Lite id=”422″] [FA_Lite id=”422″]

Hareubangs Dol, são grandes estátuas encontradas na Ilha de Jeju que tem formato de cogumelo. Os Hareubangs são considerados deuses que oferecem proteção e fertilidade e costumam ser usados do lado de fora de casa para a proteção contra os demônios que viajam em meio a vida humana. O nome Dol Hareubang deriva da palavra coreana para “pedra” (dol 돌), mais em Jeju, o dialeto harahareubang (하르방), significando “avô” ou “senhor” (harabeoji [할아버지] em coreano padrão), e começou a ser chamado assim em meados do século XVIII.

Os Hareubangs dol são esculpidos com rochas vulcânicas e podem chegar até 3 metros de altura. Os rostos das estátuas tem olhos esbugalhados e sem pupilas, nariz largo e um leve sorriso, e as mãos em suas barrigas. O chapéu de um Hareubangs tem aparência de um cogumelo.

O cogumelo tem grande importância na Coréia, visível em coroas antigas, urnas funerárias e no navio Jang Saeng Do (십장생도) . Os hareubangs dol são uma forma de propaganda política, representações dos poderes sagrados do cogumelo e tem sua divindade associada ao poder dos xamãs .

São o símbolo da Ilha de Jeju, e réplicas são vendidas como lembranças turísticas. As estátuas às vezes são vendidas como fonte de fertilidade, e pequenas réplicas são dadas para mulheres com problemas de fertilidade. A origem pode ter mais a ver com o estado atual da Ilha de Jeju, como uma “ilha de lua de mel” do que a tradição.

Fonte.: Wikipédia

avatar
About Miller

Editor de Conteúdo Junior (São Paulo) – estudante, estuda alemão, apaixonado pela Coréia (comida, cultura, música, entretenimento, turismo, infraestrutura), acompanha sempre notícias coreanas sobre economia, projetos, eventos, música e política.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: