brazilkorea muk bang

Imagem: www.bbc.com

Já pensou em dividir seu momento de refeição com milhares de pessoas via internet? Com o Muk Bang é possível. Conheça mais sobre esse fenômeno que tem ganhado popularidade na Coreia.

Muk Bang (먹방) é um tipo de performance onde uma pessoa  se transmite comendo alguma refeição. Normalmente feita através da Internet em canais como o Afreeca TV, onde os expectadores podem interagir com a pessoa que está comendo.  Cidadãos comuns, como Park Seo Yeon, se tornaram estrelas através desse tipo de transmissão.

A palavra Muk Bang (먹방) é uma abreviação das palavras “comendo” (먹는) e “transmissão” (방송) e as pessoas que fazem o Muk Bang são conhecidas como “Broadcast Jockeys”, ou simplesmente por “BJs”. Segundo a CNN, esse tipo de transmissão ficou famosa por volta de 2009, principalmente através do canal de internet chamado Afreeca TV, abreviação de “Any free broadcasting”.

brazilkorea muk bang 5

Imagem: http://in.reuters.com/

Uma das “BJs” mais conhecidas do Muk bang é a Park Seo Yeon, ou “Diva”. Ela abandonou seu trabalho em uma empresa para se dedicar totalmente as transmissões. Com 34 anos, impressiona os fans com sua fina e jovem figura, além de sua grande capacidade de comer. Por mês, ela ganha aproximadamente 9 mil dólares e já chegou a ganhar mil dólares em uma única transmissão.

A popularidade do Muk Bang está muito relacionada com a cultura coreana de compartilhar a comida. Muitas se pessoas sentem sozinhas ao comer e, através das transmissões, podem interagir com outras pessoas que também estão na mesma situação e tornar o momento da refeição muito mais agradável. Estrangeiros tambem tem transmitido suas refeições, popularizando o Muk Bang pelo mundo.

Dramas também foram influenciados, como exemplo, Let’s Eat 1 e 2, Valid Love e Surplus Princess. Em especial, o último, possui uma personagem chamada de Ahn Hye Young ( Kim Seul Gi) que interpreta uma “BJ”. Ela faz de tudo para entreter seus “fãs” e tornar a hora da refeição destes muito mais divertida.

É possível assistir os “BJs” de todo o mundo no site do AfreecaTV, porém, para participar do chat, é necessário fazer cadastro.

Fontes: BBCCNNWikipedia,  DramaFever

avatar
About Laryssa Miranda

Editora de Conteúdo (Brasília) - Estudante de Relações Internacionais (UnB). Apaixonada por línguas estrangeiras, doramas e variety shows. No futuro pretende escrever sobre relações bilaterais entre o Brasil e a Coreia do Sul.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.