metro em seul

Imagem: thekoreandream

Conhecido com um dos mais modernos do mundo, o sistema de metrô da Coreia está disponível em cinco grandes cidades. O metrô em Seul tem a linha mais extensa do mundo e com o melhor sistema. Tecnológicas e seguras, as estações de metrô guiam os passageiros com diversos televisores e painéis.

Este conveniente meio de trasporte é provavelmente o mais favorecido dos coreanos e visitantes internacionais. Os metrôs estão atualmente disponíveis em cinco grandes cidades: Seul e sua área metropolitana, Busan, Daegu, Gwangju e Daejon. O sistema de metrô da Região Metropolitana de Seul cobre uma área extensa, incluindo as Linhas 1 a 9, além das linhas adicionais, como Linha Sinbundang, Linha Gyeongchun, Linha Gyeongui-Jungang, Linha Ever, Linha Uisinseol e mais ramificações em toda a área metropolitana. As linhas de metrô em Seul são codificadas por cores, permitindo mais facilidade entre os passageiros.

É o sistema de metrô multioperador mais longo do mundo em termos de comprimento de rota. Foi classificado como um dos melhores sistemas de metrô do mundo pela CNN e Jalopnik. As estações e vagões contam com sistema de 4G LTE, WiFi, DMB ou WiBro. Todas as estações contam com portas de vidro em suas plataformas, tendo Gaewha e algumas pequenas estações operadas pela Korail (operadora de trens).

Instruções de direções no sistema são escritas em coreano, inglês e hanja. Os trens contam com diversas telas de LCD que anunciam as próximas paradas, notícias, serviços, preços de ações e animações. Há também anúncios de voz pré-gravados que informam a próxima estação, transferências de linha e o lado para desembarque em coreano, seguido do inglês. Nas principais estações, também é anunciado em japonês e mandarim.

Linhas do metrô de Seul

Linha 1 – anil
Linha 2 – verde
Linha 3 – laranja, que maneja o trecho das estações Jichuk a Daehwa.
Linha 4 – azul, que maneja o trecho das estações Seonbawi à Oído.
Linha 5 – púrpura
Linha 6 – ocre
Linha 7 – verde-oliva
Linha 8 – rosa
Linha 9 – dourada
Linha Bundang – amarela
Linha Suin – amarela
Linha Sinbundang – vermelha
Linha Jungang, Gyeongui e Gyeongchun – ciano
Linha AREX – azul. A linha AREX (Airport Railroad Express) opera dois trens que fazem o trajeto ao Aeroporto Internacional de Incheon. Do terminal 1 diretamente para a Seoul Station, a principal estação da cidade. E do Terminal 2, chamado de All Stop, que passa por 13 estações de metrô.
Outros operadores
Linha 1 de Inchoen – celeste, operada pelo Governo Metropolitano de Incheon
U-Line ou Linha leve de Uijeongbu – cor de tangerina

Tarifas

Para usar o metrô em Seul, o primeiro passo é comprar o cartão de transporte ou o bilhete certo para atender às suas necessidades. Os passageiros podem comprar um bilhete Single Journey ou um cartão recarregável, como Tmoney. Os cartões Single Journey Ticket podem ser comprados usando uma máquina de venda automática de bilhetes e exigem um depósito adicional de segurança de 500 won. O depósito pode ser recebido ao devolver o cartão através de uma máquina separada após o uso. pra mais informações sobre como comprar o bilhete single journey em qualquer estação do metrô em Seul, acesse o LINK.

Esse sistema padronizado funciona em todas as grandes metrópoles do país (Seul, Busan, Incheon, Daejeon, Taegu, Gwangju e Ulsan) e em mais 20 cidades menores. Isso significa que o mesmo cartão pode ser utilizado em quase todo o país.

O site do metrô coreano disponibiliza  mapas de todas as redes em coreano e um mapa virtual do metrô em Seul em inglês. Aplicativos para smartphone, como o Subway Korea (inglês) tambem auxiliam o turista. O app está disponível em  para sistemas Android e IOS.

Também é possível encontrar vídeos explicando o sistema de metrô, como o de Michael Aronson, um nova-iorquino que viveu na Coréia e trabalhou em uma editora em Seul. Ele escreveu e cantou uma música chamada “Subway Songs” (músicas do metro) de Seul (서울 지하철 노래). O vídeo teve mais de meio milhão de visualizações no YouTube.

Valores

Adultos  – Tmoney: 1.250 won – Single Journey:  1.350 won
Adolescentes – Tmoney: 720 won – Single Journey:  1.350 won
Crianças – Tmoney: 450 won – Single Journey: 450 won. (Crianças com 6 anos ou menos viajam gratuitamente).
A tarifa base aplica-se a distâncias de viagem de 10 km ou menos.
Tarifa adicional: 100 won por cada 5 km para distâncias de 10-50 km e 100 won por cada 8 km para distâncias superiores a 50 km.

Bônus do BrazilKorea: Duas músicas são bastante comuns em várias estações do metrô em Seul, tocando quando os trens se aproximam das estações. Quer ouvir?

Fontes: Visit Korea Wikipedia e BrazilKorea 1 l 2

Editora de Conteúdo: Renata Lourenço

avatar
About Editores BrazilKorea

Algumas vezes nossos editores trabalham em conjunto. Os autores estão referenciados no fim do texto.

2 Responses to Metrô em Seul – Dicas para sua utilização

[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.