tongin

Imagens: theseoulguide.com

Nesta série serão apresentados os mercados tradicionais de Seul. Uma visita que vale a pena para conhecer mais da cultura e dos hábitos coreanos. Este post é sobre um dos mais populares  e mais visitados por turistas, o Tongin Market.

O Tongin Market (통인시장) foi originalmente estabelecido pelos japoneses em 1941 (quando da ocupação japonesa na Coreia). Após a Guerra das duas Coreias, foi transformado em um mercado para abrigar vendedores de rua e hoje consiste em mais de 70 lojas. A maioria destas, vende comida (street food), porem existem lojas de produtos de mercearia, condimentos, verduras e até mesmo roupas e sapatos.

A grande atração do Tongin é o Café Dosirak (lunchbox). No centro de atendimento ao turista localizado mercado, são vendidas as moedas – Yeopjeon (que lembram as antigas moedas coreanas, que tem um quadrado aberto no meio). Comprando 10 yeojeon, que custam 5.000 wons,  é oferecido um mapa dos vendedores de comida parceiros (consulte e faça o download do mapa, AQUI)  e uma bandeja. Então é só passear pelo mercado escolhendo as comidas que quiser comprar. Com as 10 yeopjeon (5.000 wons) é possível encher a bandeja. Depois volta-se ao centro de atendimento onde se encontram-se talheres, arroz (1.000 wons), e kimchi de graça.

Vale a pena provar o Tteokbokki oferecido no local. Geralmente ele feito de tteok cozido em água, porem em Tongin ele é frito e depois adicionado o molho de pimenta, dando uma sensação crocante a massa. Eles também são vendidos fritos, sem pimenta.

O Mercado Tongin recebeu visitas famosas, como o Secretario de estado americano John Carry e foi palco de um dos MV´s de Lee Seung Gi, além de servir como locações do episódio 151 de Running Man e do programa 2 Days & 1 Night

Assista o programa Gate 82 Flight, apresentado por Hanna Kim, onde ela apresenta todas as delicias do mercado:

Pela sua proximidade com outros pontos turísticos famosos em Seul, como por exemplo, Gyeongbokgung Palace, a visita ao Tongin Market torna-se ainda mais agradável.

Como chegar:
Linha 3 do metrô – Estação Gyeongbokgung – saída 5
Ao sair da estação, continue por 500m, o mercado estará a sua esquerda.

Horarios de Funcionamento:
Mercado: das 9h as 18h (de segunda a domingo). Aos domingos somente as comidas e roupas, estão abertas. Fechado no terceiro sábado de cada mês.
Dosirak Café: das 11h as 17h – (de terça a domingo). Fechado as segundas e no terceiro sábado de cada mês.

Site oficial: tonginmarket.co.kr (em coreano)

Fontes: theseoulguide e visitseoul

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.