mari-kim-1Conheça o trabalho da artista Mari Kim, que ficou reconhecida internacionalmente pela criação da capa do álbum e do vídeo da música “I Hate You” do grupo 2NE1.

Mari Kim (마리 킴) nasceu em 1979, na cidade de Busan, na Coreia do Sul. A artista contemporânea fez mestrado em animação e multimídia pela Universidade RMIT em Melbourne, na Austrália. Depois de passar dez anos na Austrália, entre Sydney e Melbourne, Mari voltou para Seul, onde vive e trabalha atualmente. Além de sua prática artística, ela também é professora da Universidade Católica em Seul e professora adjunta da Faculdade de Indústrias Culturais Chungkang na cidade de  Incheon.

Mari ficou bastante conhecida internacionalmente, por seu filme Religulous, que combinou filme com animação, e foi apresentado em vários festivais, incluindo a edição de 2007 da Mains d’oeuvres em Saint-Ouen, França. Ela também colaborou com o famoso grupo de Kpop, 2NE1, criando a capa de seu single “I am the Best” sendo encarregada da direção de arte e obras artísticas para o segundo mini-álbum do grupo, bem como o vídeo da música I Hate You, lançado em 2011.

Abaixo uma das artes do álbum:

9_mari-kim-2ne1-12

Mari já expôs amplamente dentro da Coreia e internacionalmente em países como EUA, Londres, Alemanha, China, Dubai, entre outros. Seu trabalho está incluído nas coleções do Museu de artes de Seul e o Museu de Arte Gyeongnam. Em outubro de 2013, ela foi premiada com o “Prêmio Cultural ChungKang”, promovido pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo pelo reconhecimento do trabalho criativo como artista que contribuiu para a indústria da cultura.

mari-kim

Em 2007, Mari começou a trabalhar com as personagens intituladas “Eyedolls”(com o lançamento do seu 1º livro de artes de mesmo nome) que se tornaram sua assinatura artística e marca registrada.

As obras de arte da artista são fortemente ligadas a sua formação em animação. Mari incorpora cores brilhantes e linhas arrojadas para criar figuras simplificadas e idealizadas. A maioria de suas obras retratam mulheres jovens e muitas incluem contos de fadas ou outros personagens populares, reais e imaginários, como Angelina Jolie, Branca de Neve, Mulher Gato, Sailor Moon, entre outras. Além de jovens em trajes tradicionais, como o hanbok.

mari-kim-pinturas

O quadro é muitas vezes focado na face, resultando em retratos “full frontal”, com especial atenção nos olhos, que são desenhados bem grandes e detalhados. “Não importa se você é do Oriente ou do Ocidente, os olhos são as janelas para sua mente. Eu uso os olhos, como um buraco de minhoca; uma porta para um mundo imaginário”.

mari-kim-5

Para conhecer mais sobre essa artista talentosa e seus lindos trabalhos você pode acessar suas redes sociais oficiais, como Facebook,  Twitter, Instagram e seu site oficial!

Se você quiser ver algum artista que goste em nossas matérias, deixe sua sugestão em nossos comentários ou pelo Facebook!

Fonte das imagens: Site oficial, Naver

Fontes de texto: Naver, Marikim, Shineartists

 

avatar
About Mariana

Estudante universitária de História, se especializando em História da Ásia. Apaixonada pela cultura Asiática em geral, ama dramas asiáticos, músicas, show de variedades, além de mangás, jogos e animes, principalmente do Studio Ghibli. Um dia acredita que sobre tempo para curtir tudo isso e comece seu tour pela Ásia a partir da Coreia!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.