Marcas coreanas sustentáveis

Marcas coreanas sustentáveis / Imagem: hanguoing

A moda sustentável se caracteriza pela criação de roupas, acessórios, sapatos, etc, sem prejudicar o meio ambiente. A nova tendência está cada vez mais presente no mercado fashion e na indústria da beleza. Por isso, algumas marcas coreanas (moda e beleza) estão se adaptando aos novos gostos dessa geração. Saiba mais:

A ideia da moda sustentável surgiu a partir da consciência quanto a exploração do meio ambiente pelo ser humano, isto inclui a indústria da beleza. Além disso, o novo estilo sustentável visa extinguir o trabalho escravo na criação de peças e combater os maus-tratos com os animais.

Como estratégia, as marcas coreanas sustentáveis criam alternativas que equilibram a moda com os recursos naturais. A reutilização de materiais recicláveis é uma das formas mais viáveis no que tange o uso de tecidos (eco-friendly). A adoção de tintas naturais ou menos tóxicas possibilita o tingimento de tecidos e reduz o impacto ambiental. Por conseguinte, as peças são elaboradas com acabamentos de alta qualidade, ou seja, configura uma tática para evitar o fast fashion.

No campo dos cosméticos, as marcas coreanas sustentáveis tentam eliminar ou reduzir a quantidade de compostos químicos poluentes. O excesso de embalagem é trocado por uma de refil e também exige uma preocupação maior com a extração de matéria prima. O uso de animais na composição dos produtos é eliminado.

A Coreia do Sul reconhece a responsabilidade e a importância da preservação do meio ambiente. Dado isto, tal consciência abrange o mercado da moda e beleza:

CONHEÇA ALGUMAS MARCAS

Roupas:

Re: code: a marca utiliza produtos de armazém antigos, roupas e resíduos têxteis que seriam descartados para aproveitamento. Ainda, visa eliminar o desperdício e manter o cuidado durante o processo de criação, incluso, com as pessoas. Os produtos são produzidos em pequenas quantidades em edições limitadas, um tipo de “alta costura”.

Reblank: a empresa de design ecológico cria bolsas e sacolas a partir de tecidos reciclados. Seus produtos têm baixo impacto ambiental, isto é, consideram a sustentabilidade social e ambiental.

Cosméticos:

Innisfree: considerada a primeira marca sul-coreana de cosméticos naturais. Contudo, nem todos os produtos são veganos. Criada em 2000 pela empresa Amore Pacific, a marca confere produtos com ingredientes provenientes da Ilha Jeju.

Beyond: a marca é reconhecida pelo comprometimento contra os testes em animais. Os produtos são compostos por ingredientes orgânicos e naturais, haja vista sua postura ecologicamente correta.

As marcas sul-coreanas estão se adaptando a nova tendência, visto que a preocupação com o ambiente não é um tipo de moda passageira. O estilo sustentável é a melhor alternativa de preservação do habitat dos seres vivos.

Fontes: PlataoplomoTimeout SeulThisisedvin

avatar
About Virgine Borges de Castilho

Historiadora (UEG), especialista em Mídias na Educação (UFPel), atua na área da educação. Estuda coreano (Unisinos), gosta de assistir Kdramas, Kmovies e ler livros da literatura coreana. Áreas de maior interesse: produtos culturais da hallyu, hallyu no Brasil e América Latina, Kmovie e suas representatividades.

One Response to Marcas coreanas sustentáveis: moda e beleza na causa ambiental
  1. avatar

    Mais uma vez a Coreia do Sul se destacando em benefício a sustentabilidade :)


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.