daltônicos

Mapa do Metrô de Seul para daltõnicos | Imagem: Governo Metropolitano de Seul

Cores personalizadas, brilho e croma especial, são algumas das características do novo mapa do Metrô de Seul. O objetivo, torná-lo acessível para as pessoas daltônicas, ou seja, com deficiência na percepção das cores.

Atualmente na Coreia, cerca de 1,5 milhão de pessoas possui alguma deficiência na percepção das cores. Para tornar a experiência com o transporte, acessível, o governo de Seul lançou um mapa do metrô voltado para daltônicos.

O mapa, que já oferecia uma complexidade, incluindo uma variação de cores pouco distinguível, ganhou nova formatação.  Oferecendo, por exemplo, um sistema de cores personalizadas, brilho e croma nas linhas. O que facilita a identificação das estações, linhas e direções.

A iniciativa é uma parceria do Governo Metropolitano de Seul, Metrô de Seul e Naver. Que juntos concordaram em desenvolver um projeto de mobilidade que facilitasse o acesso e o uso do transporte. Em dezembro de 2018, a versão do mapa do metrô para daltônicos foi lançada. Sendo assim, distribuída entre os mais de 290 edifícios de jurisdição do Metrô de Seul.

Cada linha ganhou uma personalização para que os usuários daltônicos possam distinguir objetivamente a direção. Além disso, foi ajustada a luminosidade e a saturação das linhas que antes eram difíceis de ser identificadas pela cor e espessura. Com os novos marcadores, uma borda foi adicionada, separando as linhas 2m 4, 7 e 9 que possuíam cor semelhante. Outra novidade é que cada rota passa a ser indicada por um número e cor, quando duas ou mais rotas se cruzam. Assim a pessoa com deficiência na percepção das cores, consegue identificar mais claramente o percurso a ser feito.

A criação de autoria do Naver, entretanto, é de 2015, quando inclusive recebeu o grande prêmio no Red Dot Design Award. Um concurso de renome internacional que reconhece projetos de comunicação e design. Em 2016, o projeto conquistou ainda, bronze na categoria de impacto social do International Design Excellence Awards.

Fonte: Governo Metropolitano de Seul¹² e Chosun Biz

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Socióloga e pesquisadora sobre cultura e tradição coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.