Malbok

Foto: Korea.net

Malbok começou no dia 16 de agosto, e marca o começo dos últimos 10 “dias quentes” do verão. No Malbok as pessoas geralmente comem Samgyetang (sopa de frango com ginseng) e comidas similares para encontrar o balanço entre os “elementos” do seus corpos. O Samgyetang também é uma excelente opção para escapar do calor.

Tradicionalmente, a filosofia do leste da asiático organiza-se em torno do conceito de 5 “elementos” ou “fases” ou “agentes”. São eles: madeira (목, 木), fogo (화, 火), terra (토, 土), metal (금, 金) e água (수, 水). Cada um é associado a uma cor, verde, vermelho, amarelo, branco e preto. A filosofia também permeou a medicina, saúde, e claro, a arte de cozinhar. O Samgyetang está no coração da cozinha tradicional e o conceito é o “balanço” entre os 5 “elementos”.

De acordo com o calendário lunar, o dia 28 do quinto mês lunar é o Chobok (초복, 初伏) (17 Julho, 2016), que é o começo dos dias quentes de verão e ele e geralmente cai em junho, julho ou agosto. Dez dias mais tarde é o JungBok (중복, 中伏) (27 Julho, 2016), o começo da metade dos “dias mais quentes do verão”, que dura 20 dias. Então é o Malbok (말복, 末伏), que tem início no dia 16 de agosto, o qual marca os últimos 10 “dias quentes” do verão. O período de 40 dias, marcado pelos três dias -bok, geralmente atravessa junho, julho e agosto e são alguns dos meses mais quentes do hemisfério norte. Juntos, eles são atribuídos como Sambok (삼복, 三伏), literalmente os “Três Submissões” ou “Três Prostrações”.

Combine a tradicional crença dos cinco elementos com os dias mais quentes do verão do calendário lunar e nós terminaremos com a expressão que pode ser traduzida como “combater o fogo com o fogo”(이열 치열, 以熱 治熱). Esta é a razão pela qual as pessoas comem Samgyetang, para manter a “energia” e o “equilibrar” seus corpos com o calor subindo.

Imagem: http://www.foodtolove.com.au/recipes/samgyetang-7830

Imagem: http://www.foodtolove.com.au/recipes/samgyetang-7830

Curiosidades: Lanchonetes servem Samgyetang no Chobok, o começo tradicional do verão. Sites de pesquisa criam desenhos animados em sua homepage no três dias -bok, apresentando Samgyetang. Meios de comunicação reúnem-se em restaurantes famosos para entrevistar as famílias esperando pelos seu Samgyetang. As filas podem se estender por uma hora ou mais.

Fonte: Korea.net

avatar
About Leslie Bernicker

Editora Chefe Boletim Informativo. Estudante de jornalismo, apaixonada pela Coreia do Sul, passa horas assistindo a doramas e está sempre a procura de novas bandas no cenário musical coreano.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.