Kimjang

Kimjang – Seoul Kimchi Festival | Imagem: Mercedes Benz Korea

Mais de três mil pessoas participaram do Kimjang que resultou na produção de toneladas de kimchi. A ação foi reconhecida enquanto recorde pelo Guinness, por reunir o maior número de pessoas fazendo kimchi ao mesmo tempo.

Conquistado durante o Seoul Kimchi Festival (festival desenvolvido para que a população experiencie culturalmente o kimchi e o kimjang), o recorde foi reconhecido pelo Guinness. No total, 3.452 pessoas participaram do kimjang, que incluía funcionários da Mercedes-Benz Korea. Além de representantes de outras empresas afiliadas e comerciantes.

Até então, o recorde era da Korea Yakult Corporation. Que em 2013, reuniu 2.635 pessoas que produziram simultaneamente 130 toneladas de kimchi,  no evento “Sharing Kimchi Of Love”.

Este ano, a ação coletiva beneficiou vinte e cinco bancos de alimento e treze organizações de assistência social. Para Dimitris Psillakis, presidente do Comitê de Responsabilidade Social Corporativa da Mercedes, o projeto representou a possibilidade de contribuir para a propagação do kimchi, envolvendo voluntários de todas as partes. Bem como prestar assistência as famílias de baixa renda que não tem condições de subsidiar os custos do alimento.

KIMJANG 

Kimjang é o termo utilizado para definir o preparo do kimchi. Enquanto uma preparação de ciclo anual, cada estação possui um papel importante. Na primavera, as famílias adquirem camarões, anchovas e outros frutos do mar para salgar e auxiliar a fermentação. Por outro lado, no verão o sal marinho é adquirido e as pimentas dissecadas e moídas. E por fim, no outono as famílias se reúnem para fazer grandes quantidades de kimchi. Assim, ao chegar o inverno rigoroso, podem então desfrutar do alimento que é rico em nutrientes.

Como uma prática cultural que vem perdurando há anos entre o povo coreano, o Kimjang é sinônimo de cooperação e harmonia. Isso porque, através dele, as famílias coreanas se envolvem e reafirmam sua identidade e suas práticas de subsistência.

Dada a importância, em 2013 a UNESCO reconheceu o Kimjang como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Fontes: ABC News e UNESCO.

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Socióloga e pesquisadora sobre cultura e tradição coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.