Mágica

Imagem: https://www.broadwaybox.com

Choi Hyun Woo e Yu Ho Jin se consolidam como nomes proeminentes no mundo da mágica na Coreia.

Embora a palavra “abracadabra” tenha se popularizado na Coreia em 2009 através do hit do girlgroup Brown Eyed Girls, o desenvolvimento do ilusionismo e da mágica é proveniente de uma nova geração de jovens artistas que tem explorado um universo para além do encantamento. 

Alguns incluem inclusive a mágica como um dos produtos de exportação cultural que ganharam maior alcance no mercado coreano e entre seu público, através dos diálogos transnacionais. E o resultado disso, pode ser visto através de nomes premiados da cena na Coreia como Choi Hyun Woo e Yu Ho Jin.

Para remontar a história da mágica na Coreia, é importante falar de Lee Eun Gyeol, precursor do movimento no país e que foi responsável por abrir os caminhos para que outros mágicos e ilusionistas se estabelecessem. Ele foi um dos primeiros ilusionistas coreanos a ser reconhecido internacionalmente ao conquistar o Grande Prêmio pela Federação Internacional de Sociedades Mágicas – FISM. Desde então, continuou a se destacar em campeonatos internacionais, sendo em 2011 premiado no Merlin Award pela International Magicians Society, fazendo com que seu nome alcançasse o mundo e elevasse o status da mágica coreana. 

Já Choi Hyun Woo, popularmente conhecido como Charming Choi, ganhou destaque através do programa de talentos “Star King”. Em 2009, foi o primeiro asiático a conquistar o Prêmio de Originalidade pela World Championship of Magic, maior e mais prestigiada competição de mágica do mundo.

Em 2012, ano em que foi convidado como júri da competição, ganhou também três prêmios no International Brotherhood of Magic Convention, tendo em 2015, criado o próprio show ao vivo de mágica, intitulado “The Sherlock: Gravity 503”. Os seus mais de 20 anos de carreira, têm sido marcados por mais de mil shows realizados na Coreia e em outros países do mundo, sendo considerado pelo público o “Mágico da Hallyu”. 

Yu Ho Jin é outro jovem nome de destaque do cenário de mágica coreano. Sua história com a arte da magia começou aos nove anos de idade. Aos quinze anos se tornou profissional, alcançando a reputação como um dos melhores mágicos do mundo no que se refere a magia com cartas. Dentre os títulos de prestígio, está o Grande Prêmio no FISM e o prêmio de honra como Mágico do Ano em 2014 pela Academy of Magic Arts.

No ano de 2015, Ho Jin foi convidado para atuar no papel Manipulator do musical da Broadway “The Illusionists”, despertando a atenção da renomada revista Hollywood Reporter, que não dispensou elogios ao artista. A versatilidade do ilusionista, ganhou novas fronteiras, e este ano (2017) teve seu talento aliado ao mundo esportivo, onde foi convidado para estrelar vídeos promocionais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno em PyeonChang 2018.

Fontes: BrazilKorea | Korea Magazine | Lee Eun Gyeol

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Socióloga e pesquisadora sobre cultura e tradição coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *