maekju, imagem de maekju, cerveja coreana, maekju

http://www.foodncafe.com/

Na Coreia, a cerveja  é chamada de Maekju – (맥주)  e foi introduzida pelos japoneses no início do século XX. As primeiras cervejarias do país foram construídas para suprir a necessidade da elite na época da ocupação japonesa. Saiba mais sobre o maekju.

A primeira fábrica de maekju da Coreia foi inaugurada em 1908. Atualmente o mercado coreano de cerveja é dominado predominantemente por duas empresas:

  • Hite – Criada em 1933, conhecida na época como Chosun, em 2001 a empresa possuia 3 fabricas e dominava 55% do mercado interno de cerveja da Coreia. Em 2006 foi adquirida pela Jinro, passando a se chamar Hite-Jiro. Seus principais produtos são cerveja, vinho de arroz e água mineral.
  • OB (오비  – Oriental Brewery), foi criada em 1952 pelo grupo Doosan. Em 2004 foi comprada pela AB InBev. Hoje, OB produz várias das bebidas mais populares da Coreia, incluindo as marcas de cerveja OB, Cass e Cafri.

Cada uma dessas empresas vende várias cervejas de marcas diferentes, mas segundo os entendidos do assunto, o sabor e o preço das cervejas dessas empresas são em grande parte semelhantes, tendo em vista que a maioria das cervejas da Coreia é fabricada a partir do arroz.

De todas as cervejas produzidas em massa na Coreia, apenas duas são fabricadas com 100% de malte de cevada: Max (Hite) e OB Ouro Lager. Começam a surgir e conquistar uma pequena fatia desse mercado algumas micro empresas, como a Craftworks Taphouse e a Bistro.

A maioria dos restaurantes e bares apresenta em sua carta as cervejas de apenas uma empresa de maekju. Cervejas estrangeiras estão disponíveis no mercado mas são, em sua maioria, caras. Uma garrafa destas podem chegar a custar ₩ 15.000 (aproximadamente R$45) em bares no centro de Seul, enquanto as marcas locais costumam custar cerca de ₩ 3.000 (aproximadamente R$9).

Um dos acompanhamentos preferidos pelos coreanos quando bebem Maekju é o frango frito, sendo essa combinação chamada de chimaek. Leia mais sobre em nosso artigo “Chimaek: dupla de sucesso nos bares coreanos”

Os coreanos tambem apreciam a mistura de Soju com cerveja, que se chama SoMac (소맥). A dica é usar uma dose de soju para cada copo cerveja.

Lembrando que a idade legal para se beber na Coreia é de 19 anos, se você já tem a idade permitida e está na Coreia, não vai passar vontade só porque não saber se expressar no idioma local. Para pedir uma cerveja em coreano, basta dizer:   맥주 주세요 (Cerveja, Por favor). 

A dica está dada, agora só nos resta brindar: – 건배! (saúde).

 

Fonte:  Wikipedia

 

Editado em 06/03/2017 – Rafaela Braga

avatar
About Lamara

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: