macarrao frio em Seul

Imagem: visitkorea.or.kr

Uma das delicias da gastronomia coreana são as massas. E na Coreia, principalmente no verão é comum servir macarrão frio e até gelado. Que tal conhecer os principais pratos e os mais tradicionais restaurantes de macarrão frio em Seul?

Na Coreia, a temporada de verão traz dias quentes e noites úmidas. Para ajudar a afastar o calor, os coreanos costumam escolher pratos de macarrão frio como: Naengmyeon, Kong Guksu, Bibim Guksu e Memil Guksu. Conheça os restaurantes mais tradicionais de Seul que servem o melhor macarrão em caldos refrescantes.

Naengmyeon – O prato tradicional do verão coreano

Naengmyeon é um prato de macarrão frio muito comum no verão coreano. Os dois tipos mais comuns são: o mul naengmyeon e o bibim naengmyeon. O Mul naengmyeon consiste em um macarrão servido em um caldo frio, às vezes com gelo. Enquanto o bibim naengmyeon é um prato de macarrão servido com um molho picante. O tipo mais conhecido de mul naengmyeon é Pyeongyang naengmyeon e o tipo mais conhecido de bibim-naengmyeon é Hamheung naengmyeon, ambos tem nomes de cidades norte-coreanas, onde eles se originaram. O Pyeongyang naengmyeon consiste em um macarrão de trigo sarraceno servido em um caldo à base de carne fria, Hamheung naengmyeon o macarrão é feito de amido de batata doce misturado com um molho de pimenta.

Restaurante: Ojangdong Heungnamjip (오장동 흥남집) – Desde 1953
Como chegar: Estação de metrô Dongdaemun History & Culture Park – Linhas 2, 4, 5 – saída 6. Siga em frente 250m, o Heungnamjip estará a sua esquerda.

Restaurante: Wooraeoak (우래옥)  – Desde 1946
Como chegar: estação do merô Euljiro 4-ga -Linha 2 ou 5 – saída 4. Vire a direita no primeiro beco.

Restaurante Hanilkwan (한일관) – Desde 1939
Como chegar: Estação de metrô Apgujeong – Linha 3- saída 2. Vire na primeira rua a esquerda na saída do metrô e então na quinta rua a direita. O restaurante estará a sua direita.

Kong Guksu – Um prato de verão nutritivo e refrescante

Kong Guksu é um dos pratos mais nutritivos do verão pois o seu caldo é feito com soja, que é rica em proteína e muitas vezes referida como a “carne dos campos” na Coreia. Para fazer Kong Guksu, a soja é embebida em água e depois triturada com uma pedra de moinho para criar um caldo grosso. O macarrão é adicionado e temperado com sal, resultando em um prato cheio de energia que é tão delicioso quanto saudável. Para um sabor ainda mais refrescante ele é muitas vezes coberto com fatias de pepino e cubos de gelo.

Restaurante: Jinju Hall (진주회관) – Desde 1962
Como chegar: Estação do metrô City Hall – Linha 2 – saída 9. Vire a direita na saída do metro e sera o primeiro restaurante.

Bibim Guksu –  Uma mistura de doce, azedo e picante para o verão

Este prato é ótimo para o verão, pois ajuda a reviver o seu apetite. É feito com um tradicional molho picante coreano, pepino, repolho e um ovo cozido. O Bibim Guksu tem um sabor excepcionalmente doce, azedo e picante. Portanto o favorito dos que gostam de pimenta!

Restaurante: Yurimmyeon (유림면) – Desde 1964
Como chegar: Estação do metrô City Hall – Linha 2 – saída 11. Vire para o lado oposto da saída do metrô e entre do primeiro beco a esquerda.

Memil Guksu – Uma refeição saudável e refrescante

O último na nossa lista de pratos de macarrão frio é o Memil Guksu (ou Memil Soba), que é um prato de macarrão de trigo sarraceno servido com um molho frio que tem em sua base molho de soja. Para complementar o sabor do macarrão, o molho é coberto com rabanete ralado, alga desfiada e alho-poró. Uma mistura mais complexa e exótica de sabores.

Restaurante: Mijin (미진) – Desde 1954
Como chegar: Estação de metrô Jonggak – Linha 1 – saída 1. O restaurante localiza-se no primeiro andar (1F) do Le Meilleur Jongno Town (prédio que fica perto no primeiro semáforo).

Nota do BrazilKorea: O macarrão coreano (que lembra o spaguetti) é chamado de “guksu” em coreano nativo ou “myeon” em sino coreano. Já o macarrão instantâneo (que muitos conhecem pela marca Miojo) é denominado “ramyeon” ou “ramyun”.

Fonte: Visit Korea

Este artigo faz parte do projeto “Korea Tourism Global Super Connector 2015” criado pela Korea Tourism Organization

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

One Response to Restaurantes tradicionais de macarrão frio em Seul
  1. avatar

    […] nativo ou “myeon” em sino coreano e é consumido quente ou frio. Já o macarrão instantâneo (que muitos conhecem pela marca Miojo) é denominado […]


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.