A vegetarianaSaiba mais sobre “A vegetariana”, livro lançado simultaneamente na Coreia do Sul, Argentina, China, Japão e Vietnã.

O livro – A vegetariana (채식주의자)
 
Publicado originalmente em 2007, o romance novela A vegetariana de autoria de Han Kang foi lançado no Brasil em 2013 pela editora Devir, com tradução de Yun Jung Im.
A Vegetariana é um romance composto de três partes que se complementam e formam um todo, mas podem ser lidas independentemente. O livro conta a história de uma mulher coreana que decide não comer mais carne e enfrenta toda a repercussão social que uma decisão deste tipo provoca naquele país.
A primeira parte é contada do ponto de vista do marido, um funcionário de médio escalão que está começando a galgar os degraus da hierarquia da empresa onde trabalha. É através dos olhos dele que percebemos o estranhamento que as atitudes de sua esposa provocam.
A segunda parte, cuja narrativa tem um leve toque sensual, é contada a partir da perspectiva do cunhado (marido da irmã) da vegetariana, um artista na área de cinema e vídeo que decide fotografar e filmar a cunhada e acaba desenvolvendo uma queda por ela.
A terceira parte é contada do ponto de vista da irmã que se vê dividida entre o dever fraternal que ela sente de proteger a irmã mais nova e o quanto ela compreende as atitudes da irmã e o que a levou a tomá-las. (Fonte: Skoob)
O livro além de ter norteado a principal mesa redonda do IV Encontro de Estudos Coreanos que aconteceu em 2015 na USP, foi também o tema chave do I Concurso de Ensaios de Literatura Coreana organizado pelo Grupo de Estudos Coreanos da USP, com apoio da Samsung, do Literature Translation Institute of Korea e da Korea Foundation.
 
A vegetariana pode ser encontrado nas principais livrarias do país e pela loja da própria editora, AQUI, com um preço aproximado de R$24,00.

A autora – Han Kang (한강)

Han Kang nasceu em 27 de novembro de 1970 em Kwangju. Formada em literatura coreana pela Universidade de Yonsei, sua carreira literária iniciou em 1993, quando publicou cinco poemas na edição de inverno da Literatura e Sociedade. No ano seguinte, seu trabalho ficcional “Red Anchor” ganhou o Concurso Literário Primavera Seoul Shinmun. Han Kang já publicou aproximadamente 7 romances, 4 novelas/contos, 4 livros infantis e duas coletâneas de ensaios livres, além de ter recebido 6 prêmios, incluindo o Yi Sang – um dos mais prestigiosos prêmios literários da Coreia do Sul – pelo livro Mongolian Mark.

Confira abaixo uma entrevista com a autora (com legenda em inglês):

Curiosidade: Han Kang é filha do novelista Han Seung Won.

avatar
About Rafaela Braga

Editora de Conteúdo (Minas Gerais) - Bibliotecária, apaixonada pelo Oriente (principalmente pela tríade Japão/Coreia/Taiwan), viciada em livros, música, doramas e anime. Tem participado ativamente de fóruns e fansubbers relacionados a cultura asiática.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.