Kwon Hyouk Woo

Imagem: Flickr World Trade Organization

Chefe da missão coreana na Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, Kwon Hyouk Woo liderará o comitê de Salvaguardas durante o ano de 2018.

Kwon Hyouk Woo, chefe da missão permanente coreana na Organização Mundial do Comércio foi apontado para a liderança no comitê de salvaguardas. Salvaguardas são cláusulas pertencentes ao Tratado Internacional do Comércio. Estas clausulas são acordadas entre 164 países da Organização e buscam relações comerciais mais justas. Por exemplo, um país pode invocar salvaguarda quando a importação de um bem impacta em sua indústria local. Destaque-se que o comitê de salvaguarda é um dos 11 comitês integrantes do Conselho de Comércio de Bens que integra a OMC.

Kwon Hyouk Woo intermediará soluções aos problemas relacionados à cláusula de salvaguardas do Tratado Internacional do Comércio. Tal participação poderá contribuir com a atuação do país não só na Organização, mas também na arena do comércio internacional. Isso, em um momento em que países tendem a afirmar políticas de protecionismo comercial. Citam-se as medidas observadas nos últimos dias em relação às tarifas do aço e alumínio pelos EUA. Tais medidas impactam o comércio entre inúmeros países, incluindo a Coreia.

A nomeação de Kwon Hyouk Woo é concomitante à renegociação do Tratado bilateral de Comércio entre EUA e Coreia (KORUS). Foi acertado uma cota anual para a importação do aço de forma a isentar a Coreia de tarifas impostas sobre o aço. Em troca, o país terá de reduzir as tarifas nas exportações de metal aos EUA.

 Kwon Hyouk Woo cumprirá 1 ano de mandato e permanecerá até abril de 2019 nesta posição. Esta não é a primeira vez que a Coreia assume a liderança do Comitê de Salvaguardas. O país já liderou o comitê em 2006,  por meio de Kim Seung Ho, até abril de 2007.

Organização Mundial do Comércio (OMC) – World Trade Organization (WTO)

Criada com o objetivo de supervisionar e liberalizar o comércio internacional, a OMC surgiu oficialmente em 01/01/1995. A organização lida com a regulamentação do comércio entre seus países-membros e fornece uma estrutura para negociação e formalização de acordos comerciais, atuando também na resolução de conflitos. Visando reforçar a adesão dos participantes aos acordos da OMC, são assinados tratados pelos representantes dos governos dos Estados-membros. A maior parte das questões em que a OMC se concentra são provenientes de negociações comerciais. A sede da OMC fica em Genebra na Suiça e seu diretor geral é o brasileiro Roberto Azevedo.

Fontes: mofakorea.net e asia.nikkei

Editora de Conteúdo: Lohanne Oliveira

 

avatar
About Editores BrazilKorea

Algumas vezes nossos editores trabalham em conjunto. Os autores estão referenciados no fim do texto.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.