Korean Film Archive

Imagem: Imagem: youtube.com/KoreanFilm/

O Korean Film Archive (KOFA) é um instituto que tem o objetivo de recolher, preservar e ceder, para coreanos e descendentes, os dados relacionados a filmes de produção coreana, bem como todos os filmes exibidos na Coreia. Mas o Korean Film Archive vai além disso.

Fundada em 1974 como “Korean Film Depository”, a organização, sem fins lucrativos, recebeu o nome de Korean Film Archive somente em 1991. Em 2007 o Korean Film Archive mudou-se para uma nova sede, localizada no Complexo Digital Media City no bairro Sangam, e estabeleceu-se como o espaço dos sonhos para os amantes do cinema. Entre seus vários objetivos, a instituição considera como seu dever “Coletar e categorizar o conteúdo de Imagens em Movimento” e “Conservar e Restaurar do Patrimônio Cultural das Imagens em Movimento coreanas”.

Além de projetos como o “Cinema on Wheels”, que visa levar mostras de filmes para áreas culturalmente isoladas que não possuem benefícios culturais em comparação com grandes cidades, e o “Korean Movie Database (KMDb)“, um portal online que possui o maior banco de dados da Coreia sobre filmes coreanos, o instituto ainda dirige os seguintes espaços:

  • Cinematheque KOFA – Três salas de cinema localizadas no prédio do KOFA
  • Korean Film Museum – Um local onde os visitantes podem experimentar vários aspectos relacionados aos filmes de produção coreana de uma só vez. Itens relacionados à vários filmes estão expostos na Sala de Exibição permanente ou na Sala de Exibição Planejada. O Museu possui ainda Sala de Experiência Educacional, que permite aos visitantes experimentar o princípio da tecnologia cinematográfica, bem como a história e o princípio da animação coreana, e a Academia de Filmes Infantis
  • Film Reference Library – Uma biblioteca multimídia que permite a pesquisadores de cinema e cinéfilos usarem todos os conteúdos relacionados com o cinema em um único lugar. Possui um acervo com mais de 30 mil itens, contando com DVDs, fitas VHS, livros, trabalhos acadêmicos, entre outros. Possui ainda um sistema de VOD que disponibiliza o acesso a mais de 1000 filmes clássicos coreanos, bem como 800 filmes independentes, além de permitir o acesso a OST dos mesmos.

Em seu canal do Youtube, o Korean Film Archive disponibiliza, de forma completa e gratuita, vários clássicos do cinema coreano, com legendas em inglês. Acesse AQUI.

Confira abaixo o vídeo comemorativo dos 40 anos do Korean Film Archive, que ocorreu em 2014. O vídeo mostra cenas de filmes de produção coreana, dos mais diversos gêneros.

Endereço: Korean Film Archive 400, World Cup buk-ro, Mapo-gu, Seul

Como chegar:

Metrô

  • Saída 2 da Estação “Digital Media City” (Linha 6). Pegue o ônibus  771, 7711 ou 7730 e desça no ponto de ônibus da praça Nuritkum
  • Saída 2 da Estação Hapjeong (Linha 2). Pegue o ônibus 271, e desça no ponto de ônibus da praça Nuritkum
  • Saída 2 da Estação da Universidade Hongik (Linha 2). Pegue o ônibus 7711 e desça no ponto de ônibus da praça Nuritkum
  • Saída 3 da Estação Sinchon(Linha 2). Pegue o ônibus 171 e desça no ponto de ônibus da praça Nuritkum

Ônibus

  • Onibus azul: 171, 271, 470, 710, 771
  • Ônibus verde: 7013, 7019, 7711, 7715, 7730
  • Ônibus Vermelho: 9711

Contato: 82-(0)2-3153-2001  / kofa@koreafilm.or.kr

Fontes: KOFA e KMDb

Texto original: Mary Helen (30/03/2013)

avatar
About Rafaela Braga

Editora de Conteúdo (Minas Gerais) - Bibliotecária, apaixonada pelo Oriente (principalmente pela tríade Japão/Coreia/Taiwan), viciada em livros, música, doramas e anime. Tem participado ativamente de fóruns e fansubbers relacionados a cultura asiática.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *