K-Idols Compositores

Imagem: pm1.narvii.com

A indústria de música coreana é recheada de artistas que apresentam diversas qualidades em dança, canto, atuação. Porém alguns que vão além disso, escrevendo e produzindo diversas músicas.

O BrazilKorea preparou uma lista com vários K-Idols que são também compositores de sucessos no K-Pop.

Kim Jonghyun

O talentoso Jonghyun estreou como compositor com a canção “Juliette”, single do mini álbum Romeo do SHINee (2009). Participou também da composição de três músicas do segundo álbum do grupo. Além de ter participado da composição de outras músicas no SHINee, em 2015 estreou como artista solo com a canção “Deja-Boo”, composta por ele. A música teve como participação especial do Zion T. Mais tarde lançou quatro álbuns e um mini-álbum. Também co-escreveu músicas de sucesso para outros K-Idols, como: “Modern Times” – IU, “Red Candle” – Son Dam Bi e “Playboy”- EXO. Clique AQUI para conferir.

DEAN

Dean desenvolveu um interesse por hip hop americano e rap no ensino médio e começou a cantar na escola. O artista escrevia canções em seu quarto, mantendo segredo de seus pais, os quais mais tarde apoiaram sua decisão de se tornar cantor. Com 16 anos já trabalhava com Keith Ape e aos 18 anos estava escrevendo músicas para estrelas de Kpop. Dean rapidamente produziu shows e foi creditado em faixas como “Black Pearl” do EXO e “Voodoo Doll” do VIXX. Foi reconhecido como uns dos mais legítimos e conhecidos produtores nos Estados Unidos, trabalhando com o vencedor do Grammy  Eric Bellinger na música “I’m Not Sorry”. Clique AQUI para ver o MV “I’m not Sorry” feat. Eric Bellinger.

ZICO

Em 2015, Zico se destacou por sua participação como produtor no Show me The Money Na sexta temporada ficou no time de produtores juntamente com um de seus amigos de longa data, DEAN. Durante o programa ele produziu músicas que fizeram muito sucesso, como Okey Dokey e Turtle Ship. Atualmente mais de 90 faixas musicais em seu nome, incluindo a faixa solo “Flower Road” (Gugudan/IOI), provando assim que Zico é um artista totalmente versátil.

WOOZI

O Seveteen é um grupo que se destaca por praticamente tudo: coreografia, canto, rap e principalmente pelas músicas. Woozi é o responsável por escrever, compor e produzir todos esses sucessos. Com apenas 21 anos, Woozi já produziu músicas para diversos artistas, como a música “Fellin” da cantora Ailee.

LE

Muitas pessoas a conhecem por ser membro do EXID, porém LE além de rapper também é produtora e compositora de diversas músicas. Ajudou a escrever a música “Trouble maker” de HyunA, e aparece como compositora  na discografia do grupo ao qual pertence. Em julho de 2014 fez uma pequena participação no mini-álbum de Hyuna “A Talk” e ajudou na composição das letras para as músicas “French Kiss” e “Blacklist”.

IU

Conhecida como “little sister” (pequena irmã) na Coreia, IU tem muitas músicas que fizeram sucesso, sendo algumas delas escritas por ela. A cantora é conhecida por  produzir faixas para dramas coreanos. Sua primeira participação foi com a canção “Hold my Hand” no drama “The Greatest Love”, acesse AQUI.

CL

Desde muito nova, CL sempre escreveu músicas. Mesmo depois de ter feito uma audição e não ter sido aceita, não parou até conseguir entrar em uma das maiores empresas de entretenimento sul coreana, YG Entertainment. Durante sua carreira no 2NE1, a maioria da discografia foi escrita pelos produtores da YG, porém ela participava do processo criativo. No álbum “Crush”, do 2NE1, ela escreveu/co-escreveu cinco faixas, incluindo “Baby I Miss You”, “MTBD” e “If I Were You”. Também criou o rap em inglês para Skrillex e Diplo em “Dirty Vibe”. Atualmente CL mantém carreira como artista solo. Seu primeiro single lançado nos EUA, “Lifted”, apareceu no Top 30 do Hip-Hop/ Rap do iTunes em três horas após ser lançado.

Gostou da lista? Seus K-Idols compositores estão nela? Que tal comentar qual idol deveria constar?

Fontes: soompi¹, sbsaminoapps e wikipedia

Editora de Conteúdo: Giovanna Moraes

avatar
About Editores BrazilKorea

Algumas vezes nossos editores trabalham em conjunto. Os autores estão referenciados no fim do texto.

2 Responses to K-Idols Compositores
  1. avatar

    só achei que faltou o junhyung do highlight/beast muitos musicas do grupo são de autoria dele inclusive a de mais sucesso sem contar que ele compos pra outros grupos tbm e ta listado como um dos que mais tem composições protegidas (acho que é assim que fala) enfim adorei amores <3


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.