jogos olímpicos de inverno 2018 Imagem: pakistantoday.com

Os Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018 contarão com 92 países participantes, inclusive a Coreia do Norte. Além dos que têm tradição nos esportes de gelo, destaca-se a presença de países  onde não há neve, entre eles o Brasil.

As duas Coreias estarão juntas como uma só delegação somente no desfile de abertura. Este fato ocorreu apenas três vezes na história dos torneios olímpicos, nos Jogos de Verão de Sidney em 2000, de Atenas em 2004 e nos Jogos de Inverno de Turim em 2006.

Tratando-se de participação nos esportes, a Coreia do Norte enviará 22 atletas de três modalidades diferentes. Além de se unir a Coreia do Sul, formando uma equipe de Hóquei Feminino, que possui 12 jogadoras do Norte e 11 do Sul.

Lista dos países participantes:

    África do Sul     Espanha     Moldávia
    Albânia     Estados Unidos     Mônaco
    Alemanha     Estônia     Mongólia
    Andorra     Filipinas     Montenegro
    Argentina     Finlândia     Nigéria
    Armênia     França     Noruega
 Atletas Olímpicos da  Rússia     Gana     Nova Zelândia
    Austrália     Geórgia     Países Baixos
    Áustria     Grã-Bretanha     Paquistão
    Azerbaijão     Grécia     Polônia
    Bélgica     Hong Kong     Porto Rico
    Bermudas     Hungria     Portugal
    Bielorrússia     Índia     Quênia
    Bolívia     Irã     Quirguistão
    Bósnia e Herzegovina     Irlanda     República Checa
    Brasil     Islândia     República da   Macedônia
    Bulgária     Israel     Romênia
    Canadá     Itália     San Marino
    Cazaquistão     Jamaica     Sérvia
    Chile     Japão     Singapura
    Chipre     Kosovo     Suécia
    China     Letônia     Suíça
    Colômbia     Líbano     Tailândia
    Coreia do Norte     Liechtenstein     Taipé Chinês
    Coreia do Sul     Lituânia     Timor-Leste
    Croácia     Luxemburgo     Togo
    Dinamarca     Madagascar     Tonga
    Equador     Malásia     Turquia
    Eritreia     Malta     Ucrânia
    Eslováquia     Marrocos     Uzbequistão
    Eslovênia     México  

Representando um número menor em comparação aos últimos Jogos de Sochi 2014, onde a delegação brasileira contou com 13 atletas. Este ano o Brasil contará com uma delegação de nove atletas titulares e um reserva. Sendo eles, Isadora Williams na patinação artística, Edson Bindilatti, Odirlei Pessoni, Rafael Souza, Edson Martins e o reserva Erick Vianna no Bobsled. Michel Macedo no Esqui Alpino, Jaqueline Mourão e Victor Santos no Esqui cross-country e Isabel Clark no Snowboard.

Participação Russa

Entre os países que costumam participar dos jogos olímpicos, nesta edição o único que não terá uma delegação é a Rússia. Banida pelo COI – Comitê Olímpico Internacional, o país é acusado de patrocinar uma rede de fornecimento de substâncias ilícitas para atletas. Além de ser acusado de fraudar exames, podendo assim, ter as medalhas dos Jogos Olímpicos de Verão no Brasil em 2014, cassadas. Ao todo, de 30 a 35 atletas russos foram liberados para competir em 5 modalidades. Porém todos vão estar sob bandeira neutra.

Curiosidades

  • Os Jogos Olímpicos de PyeongChang 2018, poderão ser os mais frios de todas as olimpíadas. De acordo com os organizadores, a sensação térmica para a cerimônia de abertura será na casa de -14°C. Já que o estádio onde ocorrerá o evento não é coberto.  Distribuir cobertores é uma das medidas planejadas pelo comitê, para evitar que o público tenha hipotermia. O país preferiu não construir uma cobertura na arena para economizar dinheiro e tempo.
  • Este será o maior evento de todos jogos olímpicos de inverno já realizados, pois contará com 2.925 atletas de 92 países. Superando assim, as Olimpíadas de Sochi que em 2014 reuniu 2.858 atletas de 88 países. Um verdadeiro recorde.

Acesse AQUI a primeira matéria sobre os Jogos Olímpicos de Inverno 2018, com os detalhes sobre a cidade de PyeongChang .

Fontes: Wikipedia, Publico, Dw, A Tribuna, Ig esportes²³

avatar
About Murilo Machado

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.